Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 250-2

Oral (Tema Livre)


250-2

Adaptabilidade de carreira e sua relação com as variáveis extracurriculares.

Autores:
DE, L.P.1, Ambiel, R.A.M.1, Martins, G.H.1, Tofoli, L.1
1 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

Dentre muitas competências, as estratégias de adaptabilidade de carreira são para os jovens do século XXI ferramentas indispensáveis para o sucesso de sua trajetória. Este estudo pretendeu verificar se as pontuações nos fatores da adaptabilidade de carreira apresentam diferenças entre os grupos formados pelas variáveis extracurriculares. Participaram deste estudo 323 universitários, em sua maioria do sexo feminino (67,2%) e de instituições particulares (79,3%). Foi aplicado um questionário de identificação preparado exclusivamente para este estudo, no qual continha perguntas a respeito de quais atividades extracurriculares os alunos participavam e qual a situação no mercado de trabalho os mesmos se encontravam, além disso foi aplicada a CAAS - Escala de Adaptabilidade de Carreira, adaptada ao contexto brasileiro. Os dados foram coletados no formato online através do aplicativo google drive, disponibilizado por link nas redes sociais. Foram realizadas Análises de Variâncias (ANOVA) com provas post-hoc de Tukey (p & #8804;0,01), entre as variáveis extracurriculares (atividades extracurriculares e trabalho) e os fatores da CAAS intitulados de Consideração, Controle, Curiosidade e Confiança. Os resultados indicaram que os universitários que participam de três ou mais atividades extracurriculares durante o curso, tendem a ter maiores pontuações nos fatores da CAAS quando comparados com os estudantes que não realizam nenhuma atividade extracurricular durante a formação. Além disso, foi visto também que os estudantes que trabalham nas mesmas áreas de seu curso apresentaram maiores pontuações nos fatores Controle e Confiança quando comparados aos estudantes que não trabalhavam. Desta forma, os resultados sugerem que os estudantes que se engajam mais em atividades extracurriculares e trabalham durante o curso de graduação podem estar contribuindo efetivamente com seu sucesso profissional.

Palavras-chave:
 adaptabilidade, atividades extracurriculares, carreira, variáveis acadêmicas