Oral (Tema Livre)
251-1 | COMPREENSÃO DE LEITURA E MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Autores: | DE, M.S.1, Acácia Aparecida Angeli dos Santos1 1 USF - Universidade São Francisco |
Resumo: Resumo Geral
A habilidade de compreensão de leitura envolve aspectos intrínsecos e extrínsecos ao leitor, sendo a motivação para aprendizagem um dos mais importantes. Com base neste pressuposto, o presente estudo teve como propósito identificar a relação existente entre compreensão de leitura e a motivação para aprender de estudantes do segundo ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Adicionalmente, foram investigadas possíveis diferenças, considerando-se as variáveis sexo e ano escolar. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética da Universidade São Francisco e posterior autorização da escola, foi feita a coleta dos dados que ocorreu em sala de aula e de forma coletiva. Foram aplicados o Teste de Cloze, que avalia a compreensão leitora e a Escala da Avaliação da Motivação para a Aprendizagem – EMAPRE. Participaram da pesquisa 169 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de oito turmas diferentes, sendo 49,1 % (n= 83) do sexo masculino e 50,9 % (n= 86) do sexo feminino, com idades entre 11 e 17 anos (M=12,79; DP=1,201). Os resultados indicaram correlação positiva e significativa entre o Teste de Cloze e a meta aprender, e negativa no que diz respeito às metas performances, aproximação e evitação. Não foram encontradas diferenças significativas entre os sexos quando foram comparados os escores do Cloze e da EMAPRE. A comparação por ano escolar apontou para a existência de diferença significativa entre os alunos do 6º ano em relação aos demais para a meta performance-aproximação, cujos escores foram mais elevados. Diante dos resultados, conclui-se que a motivação para aprendizagem é uma variável importante para o desempenho acadêmico de um modo geral, confirmando dados encontrados em estudos anteriores sobre o construto. Os dados são discutidos à luz da literatura sobre o tema.
Palavras-chave: Cloze, Motivação, Ensino Fundamental
Agência de fomento: CNPq |