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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 252-2

Oral (Tema Livre)


252-2

Escala de Motivos para a Evasão do Ensino Superior (M-ES)- versão reduzida

Autores:
CUNHA, T.D.1, Rodolfo Ambiel1
1 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

A evasão é algo que está presente em todas as instituições, sejam elas particulares ou públicas, podendo ainda abranger todos os níveis de ensino. No ensino superior este fenômeno pode acarretar muitas perdas, sendo elas sociais, econômicas e acadêmicas, pertencentes tanto ao estudante como também ao governo e ao meio privado. Para avaliar os potenciais motivos que podem levar o aluno a evadir foi desenvolvida a Escala de Motivos para a Evasão do Ensino Superior (M-ES), sendo apresentada neste estudo a sua versão reduzida que foi formada a partir da seleção dos itens com as cargas fatoriais mais elevadas, considerando a sua pertinência teórica. O presente estudo teve como objetivo apresentar evidências de validade baseadas na estrutura interna e com base em outras variáveis para a M-ES-versão reduzida. A amostra foi composta por 1557 estudantes universitários, sendo 51,2% do sexo feminino e 48,6% do masculino, com idades variando entre 17 e 65 anos, todos os alunos foram provenientes de instituições públicas e particulares. A análise de componentes principais realizada forneceu um KMO=0,87 e 30,5% da variância explicada, os itens selecionados para cada fator do instrumento se mantiveram, sustendo os valores altos das cargas fatoriais. Com uma subamostra, composta por 195 estudantes universitários aplicaram-se a ME-S-reduzida, o Questionário de Adaptação Acadêmica do Ensino Superior (QAES) e um Questionário Socioeconômico. Para obter evidências de validade com outras variáveis uma análise de regressão foi realizada, na qual se verificou que tanto as variáveis pessoais, acadêmicas e de adaptação acadêmica se destacaram como preditoras dos motivos para evasão.

Palavras-chave:
 evasão, adaptação acadêmica, ensino superior