Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 257-1

Poster (Painel)


257-1

As Vicissitudes do Psicodiagnóstico com Crianças Institucionalizadas

Autores:
CARDONA, T.1
1 CIPT - Contemporâneo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: A institucionalização tem surgido como alternativa para a prestação de cuidados para crianças e adolescentes que tem seus ciclos de vida marcados por situações adversas como maus-tratos, abandono e negligência. Estar institucionalizado pode representar riscos à criança, tanto quando se ela estivesse na sociedade excludente e marginalizada. É comum os abrigos oferecerem mais atenção à prestação dos cuidados físicos e menor atenção ao estabelecimento de relações e cuidados individualizados. A partir disso, o psicodiagnóstico pode exercer uma função de promoção das potencialidades do sujeito, sendo fundamental para a verificação das habilidades preservadas, oportunizando, dessa forma, melhores condições de adaptação aos locais onde vivem. Objetivo:Verificar através do psicodiagnóstico as potencialidades de uma criança institucionalizada de 12 anos, devido as dificuldades de aprendizagem apresentadas, visando a melhor adaptação de suas habilidades ao meio onde vive. Método:Foi realizada uma pesquisa qualitativa, documental, retrospectiva, com delineamento de estudo de caso único.Resultados: O interesse do examinando pelo desenho livre favoreceu a análise de suas produções, apesar de suas dificuldades cognitivas e de linguagem. Na WISC-III, seu QI Total foi classificado como Intelectualmente Deficiente. No entanto, ao analisar os subtestes,foi possível verificar maior facilidade nos subtestes de execução, principalmente em Cubos e Armar Objetos, com habilidade dentro do esperado no processamento visual, velocidade manipulativa (destreza motora) e coordenação viso-motora-espacial. No IHSA, foi possível verificar um repertório de habilidades sociais gerais dentro do esperado (percentil 60). Através do HTP, pode-se observar a presença de ansiedade, fragilidade e retraimento, com expressão de sentimentos de raiva. Conclusão: Através do psicodiagnóstico, foi possível compreender que as dificuldades de aprendizagem do examinando estavam relacionadas a déficits cognitivos. Contudo, a verificação de suas potencialidades, permitiu uma melhor adaptação e estimulação de acordo com o ambiente em que estava inserido.

Palavras-chave:
 Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica, Ensino