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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 262-1

Poster (Painel)


262-1

Informatização de um instrumento psicológico no formato papel e lápis para uso em Tablet

Autores:
DE, C.M.1, Claudia Bandeira2, Claudia Giacomoni1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2 UNILASALLE - Centro Universitário La Salle

Resumo:
Resumo Geral

O desenvolvimento de instrumentos psicométricos permite a mensuração de conceitos teóricos através de elementos observáveis, o que possibilita o profissional integrar a ciência à prática. Desde a década de 1980, tem-se observado um crescimento no desenvolvimento de testes informatizados, adaptação da versão papel e lápis, e uma maior demanda pelo uso. O termo teste informatizado é utilizado para descrever um tipo de teste no qual o computador ou tablet é o suporte para todas as fases da execução, que vão desde a apresentação e aplicação do instrumento até a emissão de relatórios ou resultados. O presente estudo apresenta o processo de informatização de um instrumento de avaliação infantil. É a primeira parte de um projeto maior de adaptação e validação de um instrumento para avaliar otimismo em crianças. O processo ocorreu em diferentes etapas. Foram realizadas revisões teóricas que pautaram as diretrizes no desenvolvimento do aplicativo para serem aplicados em dois tablets, um para o profissional e outro para a criança. As diretrizes da International Test Comission (ITC) e American Psychological Association (APA) que dizem respeito às normas e diretrizes foram seguidas para o desenvolvimento do aplicativo. A apresentação dos itens, formato de resposta, resolução e cor de tela foram alguns dos itens considerados na adaptação do instrumento. O resultado final foi avaliado por juízes da área. Após isso, foi realizado um estudo piloto com uma amostra de 10 crianças entre quatro e 10 anos. Foi possível verificar o entendimento das crianças e funcionamento do aplicativo. O instrumento informatizado possibilitou uma diminuição do tempo de aplicação comparado ao formato papel e lápis. Deste modo, favorece a praticidade e se torna mais atrativo para crianças. O projeto está em fase de estudo das evidências de validade do instrumento.

Palavras-chave:
 teste informatizado, avaliação psicológica, crianças


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)