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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 271-2

Poster (Painel)


271-2

Encaminhamento versus Busca Espontânea: Diferenças no Perfil de Psicodiagnósticos por Tipo de Admissão

Autores:
Heine, J. A.1, Souza, D. S1, Henz, K. G.1, Silveira, L. B.1, Yates, D. B.1, Silva, M. A.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

O Centro de Avaliação Psicológica da UFRGS (CAP) é um serviço-escola que realiza avaliações psicológicas. A entrada no serviço pode ocorrer de duas formas: busca espontânea ou encaminhamentos. O objetivo deste trabalho foi comparar os pacientes encaminhados para avaliação psicológica com os que procuraram espontaneamente o serviço, considerando o perfil, queixas e resultados da avaliação. Foi feito um estudo retrospectivo e quantitativo de 129 pacientes que realizaram psicodiagnóstico no CAP entre os anos de 2014 e 2016. Foram realizadas análises estatísticas descritivas. Os resultados indicaram que, dentre os pacientes encaminhados (119 casos), 93,3% eram crianças ou adolescentes, enquanto esse percentual era de 60,0% dos casos de busca espontânea (10 casos). As queixas mais frequentes no grupo de encaminhados foi dificuldade de aprendizagem (84,9%), contra dificuldades em habilidades sociais (60,0%) no de busca espontânea. Dentre os pacientes encaminhados, 51,3% receberam diagnóstico, enquanto nos que procuraram espontaneamente a frequência foi de 60%. Dentre os diagnósticos de pacientes encaminhados ao serviço, os mais frequentes foram Deficiência Intelectual (55%), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH (28,3%), Transtornos de Aprendizagem com Prejuízo na Leitura (15%), na Escrita (13.3%) e na Matemática (8,3%) e Transtornos de Ansiedade (6.6%). Os demais diagnósticos foram em menores percentuais. Quanto aos casos de busca espontânea, seis (60%) tiveram diagnósticos: TDAH (3), Deficiência Intelectual (1), Transtorno da Personalidade Esquizotípica (1) e Transtorno Ciclotímico (1). Apesar dos grupos serem bastante heterogêneos, pode-se observar um padrão no grupo de admissão por encaminhamento, no qual a maioria se encontra em idade escolar e apresentaram queixas e condições que prejudicam a aprendizagem. Já os pacientes que buscaram o serviço espontaneamente (em número significativamente menor) dividem-se entre crianças com o mesmo perfil do grupo encaminhado e adultos com dificuldades emocionais e de relacionamento social.

Palavras-chave:
 Admissão, Busca espontânea, Encaminhamento, Psicodiagnóstico


Agência de fomento:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul