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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 272-1

Oral (Tema Livre)


272-1

ADAPTAÇÃO CULTURAL DE UMA ESCALA DE COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS: EVIDENCIA DE VALIDADE DE CONSTRUTO

Autores:
RABELO, I. S.1, CRUZ, R. M.1
1 PPGP-UFSC - Laboratório Fator Humano - Univers. Federal Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

É destaque na literatura que instrumentos de avaliação psicológica construídos em outros países e culturas devem passar por processo de adaptação que garantam sua validade e confiabilidade para o contexto em que será utilizado. Nesse sentido, este estudo objetivou realizar análises fatoriais exploratórias e confirmatórias a fim de verificar o ajuste do modelo a partir da coleta da escala em um grupo amostral brasileiro. A escala CompeTEA é um questionário de autorrelato para avaliação de competências para o trabalho. É composto por 170 itens, investigando 20 habilidades mais frequentemente encontradas nos dicionários de competências no contexto corporativo, nas esferas intrapessoal, interpessoal, iniciativa, inovação, tomada de decisão, gestão, liderança, planejamento, dentre outras. Contou-se, neste estudo, com 250 estudantes universitários de diferentes áreas acadêmicas, de ambos os sexos, em uma amostragem por conveniência. As aplicações foram realizadas de forma coletiva. O estudo permitiu observar que as cargas fatoriais se distribuíram seguindo as mesmas tendências da versão original espanhola. O estudo corroborou para a existência dos fatores de segunda ordem propostos no manual do instrumento e forneceu informações sobre estrutura fatorial do instrumento mostrando as relações independentes entre os itens e os níveis de primeira e segunda ordens, ainda que alguns itens tenham apresentado uma discordância substancial. A consistência interna foi dada pelo coeficiente Alfa de Cronbach, e a maioria dos fatores apresentaram índices considerados satisfatórios. Ressalta-se a importância de compreender que apresentar simplesmente uma versão traduzida significa ainda muito pouco dentro de um procedimento de adaptação de uma escala para uma língua nova. Enfatiza-se que os resultados desta pesquisa são favoráveis a adaptação realizada com esta escala, sugerindo bons índices de validade de construto, consistência interna e ajuste do modelo. Sugere-se a realização de estudos futuros com amostras mais representativas e diversificadas, utilizando ainda outros construtos em pesquisas de delineamento correlacional.

Palavras-chave:
 Adaptação de escalas, Competências, Validade, Avaliação Psicológica, Trabalho