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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 286-1

Oral (Tema Livre)


286-1

Práticas em Avaliação Psicológica por Profissionais inscritos no CRP-11.

Autores:
DIAS, J.L.1, CARDOSO, L. M.1, Thicianne Malheiros da Costa1
1 UECE - Universidade Estadual do Ceará

Resumo:
Resumo Geral

A Avaliação Psicológica configura-se como uma prática avaliativa preliminar a uma intervenção psicológica, que visa identificar o funcionamento de um sujeito ou grupo de indivíduos. Exige do psicólogo que a realiza, domínio teórico e técnico para que o processo não seja comprometido. Esta pesquisa tem por objetivo conhecer aspectos relacionados à prática em Avaliação Psicológica de profissionais inscritos no CRP-11 (CE). Este estudo apresenta delineamento descritivo, no qual os participantes responderam um questionário online, contendo questões de identificação sócio demográfica, formação profissional, contextos de atuação, e questões sobre a prática em AP. Participaram da pesquisa 47 profissionais de Psicologia, com idades entre 22 e 58 anos (M=29,12; DP= 6,34); 83,33% (N= 40) são do sexo feminino. 58,33% afirmam trabalhar utilizando AP e 41,67% não utilizam. Os contextos de atuação mais frequentes foram: Psicologia Clínica (28,12%) e Psicologia Saúde/Hospitalar (25%). Dos recursos mais utilizados, 68,75% utilizam testes psicológicos. O teste Palográfico foi identificado como o mais utilizado (37,5%), seguido pelo HTP (34,37%); 56,25% mencionam utilizar entrevistas no processo avaliativo. Quanto à formação, 34,75% dos profissionais que praticam AP participaram de cursos de aperfeiçoamento ou formação na área; 21,87% participaram de algum evento científico relacionado à AP nos últimos dois anos.. Os resultados revelam um elevado número de mulheres, jovens, consoante aos levantamentos nacionais. Destaca-se que uma boa quantidade da amostra atua profissionalmente, mas afirma não utilizar avaliação psicológica, evidenciando confusão entre os conceitos de AP e testagem psicológica, revelando maior necessidade de conhecimento sobre AP e como esta pode auxiliá-los em suas práticas profissionais. Ressalta-se a importância de investimento em processos de AP e instrumentos para além do contexto clínico. Identifica-se fragilidades no processo de formação, o que pode ocasionar comprometimento na atuação profissional. Percebe-se necessidade do fortalecimento da área de AP no Nordeste, com mais opções de cursos de formação, pós-graduações (lato e stricto sensu). Verifica-se que a graduação não fornece conhecimento que permite ao profissional uma prática sólida em AP, necessitando de educação continuada específica e qualificada na área.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Ceará, Prática