Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 298-1

Poster (Painel)


298-1

Construção e estudos iniciais da Escala de Percepção de Estressores Pré-vestibular (EPE-PV).

Autores:
FERRARI, H.1, Gustavo Engelmann Cunha1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: estressores são caracterizados como situações ambientais geradoras de incômodo ou desconforto para os indivíduos, podendo esses ser em diversos níveis. Os alunos que almejam ingressar no ensino superior apresentam, em sua maioria, sintomas relacionados com estresse, especialmente em momentos próximos aos vestibulares. Objetivo: construir e realizar estudos iniciais de uma escala cujo objetivo é a avaliação da percepção de estressores em alunos que estão em momento próximo à prova do vestibular (alunos do 3º ano do ensino médio e de cursos pré-vestibulares). Método: a Escala de Percepção de Estressores Pré-vestibular (EPE-PV) foi construída com base em nove categorias (família, economia, estudos, lazer, saúde, instituição de ensino, vestibular, escolha profissional e qualidade de vida), essas consideradas, com base na literatura em orientação profissional, como sendo as de grande influência no cotidiano de tais adolescentes. Em sua versão inicial, a EPE-PV ficou composta por 59 itens, respondidos por meio de uma escala do tipo Likert de três pontos, sendo que quanto maior a pontuação, maior a percepção de estressores. O estudo inicial contou com a participação de 32 estudantes de um cursinho pré-vestibular popular, com idades superiores a 18 anos. Resultados: as maiores frequências relatadas estiveram relacionadas às categorias estudos (rotina de estudo estressante, pouco tempo para estudos, etc), economia (relacionada custos necessários para uma formação de ensino superior, ter que trabalhar e estudar para se manter na universidade, etc) e o vestibular (dificuldade das provas, administração do tempo durante a realização do vestibular, etc). Conclusão: a EPE-PV está em processo inicial de estudos de qualidades psicométricas. Os próximos estudos visarão o aumento significativo da amostra para que possa se realizar estudos de validade e precisão do instrumento.

Palavras-chave:
 Estressores, Vestibular, Orientação Profissional