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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 303-1

Oral (Tema Livre)


303-1

O psicodiagnóstico de sujeitos em acolhimento institucional: vulnerabilidades não contempladas nas normativas de avaliação

Autores:
DO, R. D.R.1
1 CIPT - Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinarida

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: O Psicodiagnóstico é um processo com início, meio e fim, e tem como objetivo descrever as forças e fraquezas do funcionamento psicológico do avaliando. As estratégias utilizadas geralmente são entrevistas lúdicas, entrevistas clínicas e testes psicológicos. A avaliação psicológica com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social exige conhecimentos específicos dessa população, com a finalidade compreender seu contexto de desenvolvimento, pois existem diferenças de linguagem e cultura. Quando falamos, por exemplo, em avaliar a inteligência, as Escalas Wechsler de Inteligência não levam em conta as vulnerabilidades de tal público. Objetivo: Objetiva-se com este trabalho abordar os desafios do Psicodiagnóstico de sujeitos em acolhimento institucional na formação de especialistas no Contemporâneo: Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade. Método: O método é um relato de experiência, contemplando casos atendidos no ambulatório da clínica-escola de orientação psicanalítica. Resultados: Em casos avaliados na Instituição percebe-se que o público atendido em situação de vulnerabilidade social, tem índices de QI rebaixados em relação à média da população no caso da aplicação das Escalas Wechsler de Inteligência. Porém, percebe-se que as vulnerabilidades não são levadas em consideração nos instrumentos. Conclusão: Assim, o Psicodiagnóstico neste contexto compreende inúmeros desafios, questionamentos e um repensar constante da prática do avaliador. Porém, este pode transformar-se em um instrumento que vai muito além do diagnóstico, da descoberta dos déficits e potencialidades do avaliando em acolhimento. Pode também agregar, na construção da identidade do próprio sujeito, diante da busca de informações da história de vida e dos instrumentos utilizados. Portanto, a formação em Psicodiagnóstico deve ser o mais abrangente possível, a fim de dar conta das diversas realidades e contextos dos quais podem emergir os sujeitos que serão submetidos a este processo.

Palavras-chave:
 Vulnerabilidade, Psicodiagnóstico, Avaliação Psicológica


Agência de fomento:
Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade