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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 309-1

Poster (Painel)


309-1

Avaliação em Psicologia Positiva: relações entre forças de caráter e adaptação acadêmica

Autores:
Luana Luca2, PAULA, L.1, Ana Paula Porto Noronha3
1 IPOG - Instituto de Pós-Graduação e Graduação, 2 USF - Universidade São Francisco, 3 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral

O presente trabalho tem por objetivo buscar relações entre forças de caráter e adaptação acadêmica. As forças de caráter são consideradas características positivas fundamentais, sendo que, por meio de um processo evolutivo, teriam sido selecionadas enquanto predisposições para a excelência moral, como meio de resolver as tarefas necessárias para a sobrevivência da espécie. A Psicologia Positiva propõe a existência de 24 forças, sendo elas, amor, amor ao aprendizado, apreciação do belo, autenticidade, autorregulac & #807;a & #771;o, bondade, bravura, cidadania, criatividade, curiosidade, esperança, espiritualidade, imparcialidade, inteligência social, gratidão, humor, liderança, mode & #769;stia, pensamento cri & #769;tico, perda & #771;o, perseveranc & #807;a, prude & #770;ncia, sensatez e vitalidade. Quanto ao construto adaptação acadêmica, que envolve as experiências acadêmicas e sociais, considerando a aprendizagem como resultante de um conjunto de situações vividas nas atividades curriculares e extracurriculares, este se divide em 5 dimensões, a saber, a pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Participaram do estudo 130 estudantes universitários de uma instituição particular do interior de São Paulo, sendo 50,8% do sexo feminino, com média de idade de 23,19 anos, cursando Psicologia (43,8%), Engenharia civil (32,3%) e Engenharia Elétrica (23,8%). Os estudantes responderam a Escala de Forças de Caráter e ao Questionário de Vivências Acadêmicas. Foram encontradas correlações significativas entre as forças de caráter e os fatores de vivência acadêmica. As maiores correlações foram obtidas entre os fatores Perseverança e Carreira; Curiosidade e Estudo; Liderança e Institucional; Humor e Interpessoal e Perdão e Pessoal. Assim, compreende-se que os resultados apontam para a possível relação positiva entre os construtos, uma vez que forças de caráter podem ser consideradas como fatores protetores em situações consideradas adversas ou de risco para o indivíduo. A pesquisa tem caráter exploratório, sendo que, não há na literatura relatos de pesquisas que buscaram a relação entre os construtos.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, Adaptação acadêmica