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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 310-2

Poster (Painel)


310-2

Medida de Atenção Plena: Evidências de validade baseada em sua estrutura interna, e de critério

Autores:
JEFERSON PIRES1, CARLOS NUNES1, MAIANA NUNES1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

Diversas pesquisas tem voltado seu foco para a compreensão do fenômeno Mindfulness (atenção plena) atualmente. Além disso, intervenções e instrumentos de medida tem sido elaborados com o objetivo de contribuir com a compreensão do fenômeno. Entretanto, a operacionalização da atenção plena tem se mostrado um desafio para os pesquisadores, à medida em que diferentes estruturas fatoriais tem sido reportadas para o construto. Essa realidade de divergência, mostra a relevância que os instrumentos psicológicos tem na compreensão e no avanço dos empasses envolvendo a atenção plena. Sendo assim, neste artigo serão apresentados os procedimentos para verificação da estrutura interna da medida de atenção plena (MAP). Participaram desse estudo 788 brasileiros, com idades entre 17 e 65 anos (M = 26,11; DP = 9,59), sendo que 79% eram mulheres. A extração dos fatores se deu pela análise fatorial exploratória e a seleção dos itens incluiu métodos da teoria de resposta ao item (TRI). Além disso, os escores obtidos com a versão final da MAP foram comparados entre os respondentes meditadores e os não meditadores, com o objetivo de averiguar evidências de validade de critério à MAP. Foram extraídos quatro fatores: mindfulness ( & #945;= 0,88), atenção ( & #945;= 0,84), aceitação ( & #945;= 0,74) e produção de novidades ( & #945;= 0,62), tendo sido mantidos, ao final, 47 itens. As análises pela TRI indicaram bons índices de ajuste dos itens, com valores adequados de infit, outfit e correlação item-theta. Ademais, foram encontradas diferenças nos escores de respondentes meditadores e não meditadores, o que indica sensibilidade para reconhecer diferenças individuais no instrumento. Conclui-se que a MAP possui evidências favoráveis de validade baseada em sua estrutura interna, além de evidência de validade de critério, resultados que sugerem a adequação do instrumento para a mensuração da atenção plena em adultos.

Palavras-chave:
 testes psicológicos, atenção plena, psicologia positiva