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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 318-1

Mesa-Redonda


318-1

Avaliação e Intervenção em Psicologia do Esporte e do Exercício

Autores:
PEREIRA, F. S. A.1,2, André Lima3, Cyntia Nunes 1, A.M.B.S4,5, R. M. C.1, A.D.P.6, I.G.B.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina , 2 AVAÍ F.C. - Avaí Futebol Clube, 3 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, 4 UNISO - Universidade de Sorocaba, 5 PUC CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 6 CESUSC - Faculdade Cesusc

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

Avaliação e Intervenção em Psicologia do Esporte e do Exercício André Lima ¹ Andressa Melina Becker da Silva ² Cyntia Nunes ³ Fernanda Schweitzer A. Pereira 4 ¹ Universidade Federal de Minas Gerais ² Universidade de Sorocaba; Pontifícia Universidade Católica de Campinas ³ Universidade Federal de Santa Catarina 4 Universidade Federal de Santa Catarina e Avaí Futebol Clube – fspsicoesporte@gmail.com O contexto do esporte e do exercício vem apresentando recursos disponíveis em Avaliação Psicológica, com intuito de aprimorar suas intervenções e torná-las mais precisas e eficazes. Evidencia-se a importância de avaliar as competências psicológicas de atletas e praticantes, a fim de promover melhores condições de prática e saúde. Esta mesa busca mostrar como a Avaliação Psicológica vem sendo utilizada por psicólogos do esporte e do exercício nos contextos do crossfit, dança e futebol. A mesa será composta por quatro apresentações. A primeira abordará a utilização da avaliação psicológica no contexto do crossfit, enfatizando a inserção da psicóloga na rotina e no contexto competitivo e a construção do Perfil Psicológico destes atletas. A segunda, mostrará a utilização da entrevista como um dos procedimentos de Avaliação Psicológica em atletas do crossfit, evidenciando a importância da coleta de informações como forma de auxiliar em intervenções individuais e com o manejo da comissão técnica com os atletas. A terceira, trará uma pesquisa realizada com bailarinos de jazz onde foram avaliados aspectos do coping da dor. Verificou-se neste estudo que instrumentos avaliativos também apresentam caráter interventivo pois proporcionam reflexões sobre os próprios comportamentos e emoções. A quarta apresentação mostrará como é realizado o processo de avaliação psicológica em atletas das categorias de base de futebol, sinalizando facilidades e dificuldades encontradas neste contexto de avaliação, além de evidenciar a elaboração do Perfil Psicológico de atletas. As apresentações mostram que o profissional que vem atuando neste contexto, pauta-se em recursos avaliativos específicos, o que traz maior fidedignidade às intervenções realizadas.

Resumo Apresentador 1

Avaliação e Intervenção com atletas de Crossfit Cyntia Nunes ¹ Andréa Duarte Pesca ¹ ² Roberto Moraes Cruz ¹ ¹ Universidade Federal de Santa Catarina. ² Faculdade CESUSC O Crossfit é uma metodologia de condicionamento físico, que utiliza movimentos funcionais constantemente variados em alta intensidade, e possui três fundamentos: levantamento de peso olímpico, ginástica e exercícios cardiovasculares (Crossfit Brasil, 2016). Com o aumento da popularidade do Crossfit, também se criaram competições para determinar o atleta que possui o melhor condicionamento físico. A intervenção nesse contexto se enquadra no campo do alto rendimento, dessa maneira, o objetivo foi conhecer o atleta e obter informações relevantes no meio competitivo que pudessem influenciar os seus resultados. Como parte da intervenção, foi incluído a realização de uma avaliação psicológica dos atletas. Para isso foi elaborado uma entrevista semiestruturada (Nunes; Pesca, 2016) direcionada para a modalidade, com o intuito de obter as informações necessárias para o perfil. Além da observação de treinos e competições, foram utilizados os instrumentos Bateria Fatorial de Personalidade (Nunes; Hutz; Nunes, 2010), Questionário de Autoconfiança no Esporte (Frischknecht; Cruz, 2014), e para determinar níveis de ansiedade foram aplicados o Competitive State Anxiety Inventory-2 Revised (Coelho; Vasconcelos-Raposo; Mahl, 2010), e Escala Tridimensional de Ansiedade para o Esporte (Teixeira; Nunes, 2016). Com os resultados dos instrumentos e anotações da rotina dos atletas, foi elaborado o perfil psicológico direcionado ao alto rendimento na modalidade. O feedback aos atletas foram dados individualmente. As informações coletadas guiaram as intervenções e momentos de conversas com os atletas, dessa maneira, a avaliação psicológica se torna parte relevante da intervenção do psicólogo do esporte.

Resumo Apresentador 2

Avaliação e intervenção psicológica em bailarinos adolescentes Andressa Melina Becker da Silva1,2 Isabella Goulart Bittencourt3 Sônia Regina Fiorim Enumo2 1. Professora de Graduação em Psicologia da Universidade de Sorocaba, Sorocaba-São Paulo. 2. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-São Paulo. 3. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis-Santa Catarina. Bailarinos convivem diariamente com dor, pelo excesso de exercícios. Este estudo analisou a aplicação de 2 instrumentos para avaliação e intervenção psicológica no coping da dor. Participaram 19 bailarinas de jazz (14 anos em média). Foram aplicados 2 instrumentos para avaliar a dor e suas estratégias de enfrentamento (EE), durante a intervenção: 1) “Diário da Dor de uma Bailarina”, com identificação, prática de atividade física (tipo e duração), características da dor (Figura Humana), Escala de Faces da Dor (intensidade), emoções associadas (pensamentos e sentimentos), EE e seus efeitos na dor (tomar remédio, chorar, dormir, distrair-se, relaxar); 2) “Jogo de Coping da Dor” - de tabuleiro, com cartas de enfrentamento, neutras (distração), de dilemas (escolher a melhor EE), de desafio (discussão em grupo sobre a melhor EE), coração (relativas à emoção) e coragem (associadas a comportamento). O Diário da Dor identificou as EE da dor e suas relações com a intensidade de atividade física realizada, registrando uma diminuição dos relatos de dor durante o estudo. Os locais de dor mais citados foram: posterior de quadril, lombar, virilha, nuca, abdômen. Para lidar com a dor, as bailarinas apresentaram EE mal adaptativas, como chorar e dormir. Durante a intervenção, passaram a apresentar EE mais adaptativas, como distração e relaxamento. Essas mudanças sugerem que os instrumentos avaliativos também apresentam características interventivas. O Jogo Coping da Dor gerou várias análises comportamentais, considerando que, ao se perceberem em um ambiente lúdico, as bailarinas puderam se expressar emocionalmente sem críticas, rivalidade e julgamentos, mas com competitividade, além de relatarem as EE que costumam apresentar. Conclui-se que instrumentos avaliativos também têm um caráter interventivo por proporcionarem reflexões sobre os próprios comportamentos e emoções, capazes de levar a alterações comportamentais promotoras da saúde física e mental.

Resumo Apresentador 3

Utilização da entrevista como um dos procedimentos de Avaliação Psicológica em atletas de crossfit André Torres Lima ¹ ¹ Universidade Federal de Minas Gerais Introdução: A resolução CFP nº 007/2003 caracteriza a avaliação psicológica como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. Esse processo avaliativo precisa contemplar em sua metodologia além dos testes, observação técnica e entrevistas. No contexto esportivo, é importante a observação de treinos e competições, aliadas às sessões individuais/em grupo, para termos acesso às informações que nos darão dados para construir nossa avaliação. No Brasil, o Crossfit, caracterizado por movimentos funcionais constantemente variados e de alta intensidade, ainda é uma modalidade recente, mas que está se profissionalizando e atraindo praticantes. Esse olhar mais sério e voltado para competição, praticantes têm criado uma procura por profissionais da Psicologia do Esporte para auxiliarem os atletas no desempenho, não só em treinos, mas em competições regionais, nacionais e internacionais. Objetivo: Utilização da entrevista como um dos procedimentos de avaliação psicológica em atletas de Crossfit. Método: Entrevista estruturada, baseada em questões abertas sobre assuntos pessoais (ex.: Onde gosta de ir nos tempos livres?) e profissionais (ex.:Quais qualidades você acredita precisar para ser um atleta de alto rendimento no Crossfit?). Foi adaptada por Pesca e Nunes (2015) de um questionário elaborado por Pereira (2013) para atletas de futebol brasileiros. Resultados: Com o uso da entrevista estruturada, foi possível coletar informações importantes dos atletas sobre preferências de treino, emoções no esporte, coesão do grupo (com quem treina/compete) e competitividade, que ajuda no direcionamento da conduta nas sessões e auxilia a comissão técnica no manejo do atleta. Conclusão: Essa ferramenta tem sido muito importante para o desenvolvimento de um trabalho sério e ético com os atletas de Crossfit, além de promover o esporte e mostrar o profissionalismo da área da psicologia do esporte.

Resumo Apresentador 4

Processo de avaliação psicológica em atletas das categorias de base de um clube de futebol Fernanda Schweitzer A. Pereira ¹ Andréa Duarte Pesca ² ¹ Universidade Federal de Santa Catarina; Avaí Futebol Clube ² Faculdade CESUSC Introdução: A Avaliação Psicológica tem sido de muita valia para as intervenções em Psicologia do Esporte. O uso cada vez mais frequente de Perfis Psicológicos como ferramenta prévia à intervenção tem facilitado a atuação dos profissionais que atuam em equipes multidisciplinares. Procedimentos previamente estruturados auxiliam no processo de avaliação e fornecem informações mais precisas sobre o alvo a ser trabalhado. Objetivo: Mostrar a idealização e execução do protocolo de construção do Perfil Psicológico de atletas das categorias de base de um clube de futebol da grande Florianópolis. Método: Neste protocolo foram utilizados uma entrevista semi-estruturada, os instrumentos “Athletic Coping Skills Invetory” – ACSI-28 (Coimbra, 2011), “Comportamento frente às situações típicas de um jogo” (Brandão, 2002), “Lista de Sintomas de stress pré-competitivo” (DeRose, 1995), “Escala de Motivação no Esporte” (Noce, 2015), Teste Bateria Fatorial de Personalidade – BFP (Nunes, Hutz e Nunes, 2013), além de observações de treinos e jogos. Após a aplicação dos procedimentos, foi construído um Perfil e entregue a cada atleta. Resultados: Observou-se que tais instrumentos puderam fornecer um panorama sobre as habilidades e competências dos atletas, facilitando intervenções mais específicas e condizentes com a realidade de cada atleta e equipe. Conclusão: O uso de instrumentos voltados ao contexto esportivo torna a avaliação mais fidedigna à realidade, o que contribui significativamente para melhores intervenções. A ferramenta Perfil Psicológico serve como base de conhecimento entre Atleta e a Comissão Técnica, permitindo conhecer e aprimorar as habilidades e capacidades do atleta em avaliação.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Perfil Psicológico, Psicologia do Esporte e Exercício


Agência de fomento:
CAPES; CNPq