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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 329-1

Poster (Painel)


329-1

EVIDÊNCIAS INICIAIS DE VALIDADE DA ESCALA DE LIDERANÇA SERVIDORA

Autores:
Pereira, M. M.2,1, Saldanha, H. N. S.1, Moschen, I. P.1, Gouveia, J. C. A.1, Silva, J. C.1, Ferreira, V. J. M. C.1
1 UFF - Universidade Federal Fluminense, 2 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

Resumo:
Resumo Geral

A liderança servidora envolve comportamentos positivos e éticos, bem como a criação de oportunidades para ajudar os liderados a crescerem. Para avaliá-la, foi desenvolvida a Escala de Liderança Servidora, composta por 30 itens, distribuídos em oito dimensões: empoderamento, não necessidade de reconhecimento, humildade, perdão, autenticidade, coragem, aceitação interpessoal e responsabilidade. O estudo buscou evidências iniciais de validade da escala no contexto brasileiro. Para tanto, o instrumento foi traduzido da língua inglesa para o português e retraduzida para o inglês, por dois professores de língua inglesa, após verificou-se a equivalência semântica entre a primeira e segunda tradução. Em seguida, ela foi submetida a um consenso final por profissionais da área de Psicologia. O instrumento foi aplicado a uma amostra de conveniência composta por 280 trabalhadores brasileiros de ambos os sexos (59,4% do sexo feminino), com idade média de 34,5 anos (DP = 11,02) e provenientes de várias regiões do país. A coleta de dados foi realizada em versão on-line. Três técnicas foram utilizadas para extrair os números de fatores: eigenvalues maiores que 1, scree test e análise paralela. Os resultados da análise fatorial exploratória, realizada no software SPSS, pelo método dos eixos principais, demonstraram que a escala era fatorável (KMO = 0,95 e Bartlet < 0,001). A análise fatorial pelo método dos eixos principais extraiu quatro fatores com eigenvalues acima de 1, resultado também indicado pelo scree plot. Entretanto, a análise paralela realizada no software Factor apontou a existência de apenas 2 fatores (valores pessoais – & #945;= 0,95; e perdão – & #945;= 0,65), que juntos explicaram 55% da variância. Concluiu-se que a Escala de Liderança Servidora manteve os 30 itens e apresentou evidências iniciais de validade. Novos estudos para confirmar a estrutura do instrumento mostram-se necessários.

Palavras-chave:
 Liderança Servidora, Validação de escala, Psicologia Positiva