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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 333-1

Poster (Painel)


333-1

Adaptação, Evidências de Validade da Escala Motivations for Play in Online Games para Português Brasileiro.

Autores:
Coser, F. S.1, Giacomoni, C. H.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

Brasil é o país da América Latina com maior número usuários de jogos eletrônicos. As pesquisas brasileiras sobre potencialidades dos jogos eletrônicos e a motivação de seus jogadores ainda são escassas. A busca por escalas e modelos brasileiros que avaliassem a motivação de jogadores de jogos online não retornou resultados, encontrando-os apenas na literatura internacional. Nick Yee, através de um estudo com mais de 3 mil jogadores norte-americanos, encontrou um modelo empírico de motivação para jogar jogos online. Este modelo consiste de 10 subcomponentes da motivação divididos em 3 componentes principais: Achievement, Social e Immersion. Neste estudo foi realizado o processo de tradução, adaptação e busca de evidências de validade da escala Motivations for Play in Online Games para o idioma português brasileiro. O instrumento é composto por 39 itens respondidos em uma escala Likert de cinco pontos. A tradução e a adaptação foram realizadas seguindo seis passos propostos pela literatura. Apresenta-se as evidências de validade de conteúdo através de duas Análises dos Componentes Principais. Evidências de Fidedignidade mostraram-se satisfatórias e a maioria dos resultados se mostrou consistente com o instrumento norte-americano, encontrando na amostra brasileira o mesmo modelo proposto pelo autor da escala original. Comparações entre os gêneros mostraram que homens tendem a ter scores maiores no componente Achievement. Este estudo é de importância para a continuidade de pesquisas brasileiras com jogadores de jogos eletrônicos.

Palavras-chave:
 Psicometria, Motivação, Jogos Eletrônicos, Adaptação, Validação