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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 343-2

Oral (Tema Livre)


343-2

Os Desafios da Supervisão em Psicodiagnóstico

Autores:
Boff, C.1
1 CIPT - Contemporâneo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Para que um especialista em psicodiagnóstico possa atuar na área da avaliação psicológica, preservando os preceitos técnicos e éticos, precisará dedicar-se ao estudo teórico e a prática supervisionada na área. A supervisão possibilita ao aluno, através da experiência do outro, compreender os seus casos, visando a escolha da melhor estratégia possível para cada paciente. Objetivo: Descrever os desafios da supervisão em psicodiagnóstico em uma instituição de ensino psicanalítica da cidade de Porto Alegre/RS. Método: Refere-se a uma pesquisa exploratória, realizada através do relato de experiência na área de supervisão em psicodiagnóstico. Resultados: Parece haver uma resistência dos alunos em compreender a necessidade do estudo teórico para a prática em psicodiagnóstico. Estes visam, quase que exclusivamente, conhecer e aplicar testes psicológicos, esquecendo-se da importância da compreensão psicodinâmica do paciente, que somente poderá ser fundamentada através do estudo em psicanálise. Parece haver uma predileção pelos instrumentos psicométricos, em detrimento das entrevistas iniciais e hora de jogo diagnóstica. Ao se depararem com os testes projetivos, os alunos evidenciam extrema dificuldade na interpretação dos mesmos, por desconhecimento de alguns conceitos teóricos psicanalíticos básicos. Os alunos tornam-se facilmente bons aplicadores de testes, contudo evidenciam problemas em associar esses dados com a história de vida do paciente e aquilo que foi solicitado pela fonte de encaminhamento. Conclusão: O supervisor na área precisa atentar-se aos procedimentos técnicos executados pelos alunos e a dificuldade que os mesmos encontram durante a confecção do documento psicológico em integrar todos os dados coletados, compreendendo o sujeito através de uma perspectiva psicodinâmica.

Palavras-chave:
 Psicodiagnóstico, Supervisão, Ensino