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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 344-1

Poster (Painel)


344-1

Interesses profissionais de alunos do ensino médio e sua relação entre instrumentos de avaliação

Autores:
João Barbosa1, Juliana Luca1, Silvia Godoy1
1 FIEL - Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Resumo:
Resumo Geral

A orientação profissional tem como intuito auxiliar o indivíduo a identificar seus gostos e preferências em determinadas áreas profissionais e, devido a isso, vem se tornando relevante ao longo dos anos, especialmente no século XXI. O presente trabalho teve como objetivos avaliar os interesses profissionais de estudantes do ensino médio, além de identificar diferenças de interesses entre o sexo feminino e masculino. Participaram da pesquisa 106 alunos do 3º ano do ensino médio, de ambos os sexos, de uma escola pública do interior paulista. A idade dos sujeitos variou entre 16 e 18 anos, sendo 52,8% do sexo masculino e 47,2% do feminino. Dentre os principais resultados, verificaram-se correlações baixas, mas significativas entre a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e Avaliação dos Interesses Profissionais (AIP), quais sejam, Ciências Exatas com os campos Físico/Matemático e Físico/Químico; Artes e Comunicação com os campos Comunicação/Persuasão, Simbólico/Liguístico e Manual/Artístico; Ciências Biológicas e da Saúde com os campos Físico/Químico e Biológico/Saúde; Atividades Burocráticas com os campos Cálculos/Finanças e Organizacional/Administrativo; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com os campos Jurídico/Social e Comportamental/Educacional; e Entretenimento com o campo Manual/Artístico. Com relação às diferenças de interesses em função do sexo, os homens apresentaram preferências por atividades relacionadas às ciências exatas, cálculos, finanças, artes, comunicação e persuasão. As mulheres, por sua vez, demonstraram interesses por atividades voltadas à área ciências humanas, administrativa, social, ciências biológicas, jurídica, comportamental e educacional. Sob esse aspecto, há que se considerar a relevância das correlações encontradas, especialmente por se tratar de diferentes instrumentos que avaliam o mesmo construto, além de se confirmar a existência de estereótipos associados a variável sexo no que se refere às preferências profissionais. Considerando a importância destes achados, esse estudo poderá contribuir, em alguma medida, com a prática de psicólogos que atuam em processos de orientação profissional.

Palavras-chave:
 Interesse profissional, Orientação profissional, Testes psicológicos