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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 355-1

Poster (Painel)


355-1

Avaliação psicológica na primeira infância: análise de casos atendidos em um serviço-escola

Autores:
NEVES, P.1, Cattani, B.1, Oliveira, C. M.1, Cauduro, G.1, Selau, T. 1, Silva. M. A.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

A busca por avaliação de crianças na primeira infância (0 a 6 anos) vem aumentando nos últimos 30 anos. Isto pode ser decorrente do reconhecimento de problemas emocionais e comportamentais precoces e do impacto que os anos iniciais tem ao longo da vida do indivíduo. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar casos de avaliação psicológica na primeira infância atendidos no Centro de Avaliação Psicológica (CAP) da UFRGS. Tratou-se de um estudo descritivo, qualitativo e retrospectivo de crianças atendidas entre 2014 e 2016. Participaram nove pacientes entre três e seis anos de idade, o que representou 6,9% do total de casos atendidos. Sete pacientes foram encaminhados e dois buscaram espontaneamente o serviço. As principais queixas foram dificuldades de aprendizagem, desatenção e agressividade. Todas as avaliações incluíram entrevista de anamnese, hora lúdica diagnóstica e o Child Behavior Checklist. Houve predominância de uso de técnicas gráficas (desenho da família e DFH-III), testes cognitivos, destacando-se o Colúmbia, e testes projetivos (CAT-A e Pirâmides de Pfister). Somente dois pacientes receberam diagnóstico, sendo um de TEA e outro de TDAH. Concluiu-se a presença de sintomas relevantes para todos os casos, mesmo os sem diagnóstico, predominantemente relacionados a problemas familiares. Os principais encaminhamentos foram psicoterapia individual e/ou familiar, fonoaudiologia e neurologia. Conclui-se que a reduzida porcentagem de crianças na primeira infância atendidas pode refletir a tendência de seus problemas somente se tornarem mais evidentes no ingresso escolar ou a limitações do próprio CAP em atender a essa clientela, como a carência de instrumentos para essa faixa etária. O baixo índice de diagnósticos fornecidos reflete dificuldades em fechar critérios para transtornos específicos nesta fase da vida. Contudo, a identificação de sintomas que merecem atenção clínica justifica a importância da avaliação psicológica na primeira infância, para direcionar intervenções e amenizar consequências de um possível transtorno.

Palavras-chave:
 primeira infância, avaliação psicológica, serviço-escola