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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 361-1

Oral (Tema Livre)


361-1

Comportamentos Autísticos em Crianças com Síndrome de Down

Autores:
Benjamin1, Schoen2, Marteleto1
1 UNINOVE - Universidade Nove de Julho, 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: Dentre as anomalias cromossômicas, a Síndrome de Down (SD) é uma das principais causas genéticas de deficiência intelectual, engloba atipias físicas e neurológicas, desordens psiquiátricas e associação com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A associação com esta última condição é rara, porém estudos atuais relatam uma prevalência entre 5 e 11%, ou seja, quatro vezes maior em pacientes com SD que na população em geral. Quanto mais cedo o diagnóstico for estabelecido, maior será a possibilidade de sucesso no processo de intervenção desses indivíduos. Objetivo: verificar a ocorrência de comportamentos do TEA em crianças com SD, por meio do Autism Behavior Checklist - ABC/ICA. Método: Participaram vinte crianças de ambos os sexos, com idades entre 03 e 15 anos, divididas em dois grupos: dez crianças com diagnóstico de TEA denominado GTA, e dez crianças com SD denominado GSD. Os responsáveis responderam, sob forma de entrevista individual, ao ABC/ICA, que é um instrumento de triagem para TEA, com itens que abrangem comportamentos atípicos da patologia, em cinco diferentes áreas. Resultados: A média do escore total do ABC/ICA no GTA foi de 86 (índice > 68 corresponde a suspeita de autismo) e a média do GSD foi 48,7 (índice entre 47-53 é considerado com baixa suspeita). Em relação às áreas do instrumento as médias, o GTA obteve índices mais altos em Corpo e Uso de Objeto (GTA=5,08 e GSD=4,91); Estímulo Sensorial (GTA=5,11 e GSD=43,44), Ajuda Pessoal e Social (GTA=6,09 e GSD=3,09); e Relacionamento (GTA=5,91e GSD=4,08), ao passo que o a média na área Linguagem foi maior para o GSD (GTA=4,69 e GSD=5,30). Conclusão: Embora com uma média total menor, o GSD também apresentou alguns comportamentos que fazem parte dos critérios para TEA, principalmente na área de Linguagem. Nesta área, as crianças com SD obtiveram escores mais alto pois são falantes.

Palavras-chave:
 Síndrome de Down, Austimo Infantil, ABC/ICA