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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 364-2

Poster (Painel)


364-2

Teste Expressivo de Desenhos Coloridos: Validade de um teste projetivo informatizado

Autores:
KOICH, F.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

Nos últimos anos, observa-se a crescente utilização da informática na avaliação psicológica, inclusive com testes desenvolvidos exclusivamente no formato digital. Contudo, a utilização de testes informatizados tem se mostrado uma quase exclusividade da avaliação cognitiva ou dos inventários de autorrelato. A presente pesquisa pretende mostrar os resultados do Teste Expressivo de Desenhos Coloridos (TEDeC), uma técnica projetiva desenvolvida para aplicação online. O TEDeC consiste em 10 figuras que o avaliando deve colorir por meio de uma paleta de oito cores (sete cores do espectro luminoso mais o branco), cada uma com três tonalidades possíveis (claro, forte e escuro). Como as partes dos desenhos possuem tamanhos variados, calcula-se a área total coberta por cada tonalidade no teste. Participaram da pesquisa 946 pessoas que responderam ao TEDeC e pelo menos um dos seguintes instrumentos: Escala de Alexitimia Toronto (TAS-20), Escala de Dificuldades na Regulação Emocional (DERS-16), Questionário de Qualidade de Vida (WHOQOL), Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS), Índice de Direção Perigosa de Dula (DDDI), Inventário Dimensional Clínico da Personalidade (IDCP-2), Teste de Conhecimento Emocional (CE) e Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias (PEP-adaptativo). Os resultados mostraram que maior frequência de cores claras tende a correlacionar com menores dificuldades na vivência emocional, maior satisfação com a vida, menor agressividade e impulsividade, maior clareza emocional e menor frequência de comportamentos perigosos no trânsito. Já maior frequência de cores escuras se correlacionou com maiores dificuldades emocionais, menor satisfação com a vida, maior isolamento e mais comportamentos perigosos no trânsito. Apesar dos resultados coerentes, as magnitudes das correlações mostraram-se leves ou moderadas, indicando que estudos precisam ser conduzidos verificando novas formas de pontuação no TEDeC que possam se correlacionar com critérios externos.

Palavras-chave:
 técnicas projetivas, teste informatizado, personalidade