Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 369-2

Oral (Tema Livre)


369-2

AVALIAÇÃO DA ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS: RELAÇÕES ENTRE AS ESCALAS BAI E DASS-21

Autores:
E, L.F.1, Sabrina Barroso1
1 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo:
Resumo Geral

Investigar os níveis de ansiedade dos universitários mostra-se relevante, pois ao longo do percurso acadêmico tais estudantes são confrontados com situações ansiogênicas que podem desencadear outros problemas emocionais e comprometer sua qualidade de vida. Existem muitos instrumentos para avaliação da ansiedade tanto em contexto clínico quanto de pesquisa. O Inventário Beck de Ansiedade (BAI) é um dos instrumentos mais utilizados para avaliação da ansiedade em estudantes no contexto brasileiro. Em 2014 um novo instrumento tornou-se disponível para mensuração desse construto no país, a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). O presente trabalho teve como objetivo investigar relações entre esses dois instrumentos na avaliação da ansiedade. Para tanto as duas escalas foram aplicadas em 192 estudantes de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os resultados mostraram ansiedade moderada ou grave em 52,6% dos avaliados com a BAI, enquanto apenas 30,8% receberam tal classificação quando avaliados com a DASS-21. Houve correlação significativa moderada entre a pontuação total dos dois instrumentos (rho = 0,37) e entre as classificações obtidas nos instrumentos (rho = 0,36). A análise fatorial exploratória dos instrumentos mostrou que a BAI apresentava dois fatores, como previsto teoricamente (cognitivo e emocional), enquanto a DASS-21 apresentou quatro fatores e não os três previstos. Ao olhar a consistência interna dos instrumentos para essa população, observou-se que a BAI apresentou & #945; = 0,95 e correlação intraclasse de 0,47, enquanto a DASS-21 mostrou & #945; = 0,83 e correlação intraclasse de 0,42. A BAI mostrou correlação com ter diagnóstico anterior de transtorno mental (rho = 0,61) e com estar em psicoterapia (rho = 0,14). A DASS-21 não mostrou relação com essas variáveis. Conclui-se que os dois instrumentos mostram qualidades interessantes para avaliação, mas a BAI é mais relevante para avaliação clínica de universitários.

Palavras-chave:
 Ansiedade, Escalas, DASS-21, BAI, Universitários