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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 387-1

Oral (Tema Livre)


387-1

Criança no setting: A importância da entrevista devolutiva no processo de avaliação psicológica infantil

Autores:
CAMPOS, A. S.D.1, Marcia Oliveira1
1 UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Resumo:
Resumo Geral

A devolução da informação é a comunicação verbal discriminada que o psicólogo faz ao paciente dos resultados obtidos no psicodiagnóstico. Este trabalho trata-se de um estudo de caso cujo objetivo é demonstrar a importância da transmissão da informação para a criança após a realização do psicodiagnóstico, com materiais que possibilitem sua participação e percepção da sua situação com maior realidade. O paciente tem 8 anos de idade, mora com os pais e um irmão mais velho que tem uma doença crônica e epilepsia. A criança foi encaminhada para atendimento na clínica escola de psicologia, com queixa de sono instável, com episódios de choro, desespero, enurese e gritos durante o sono. Apresenta dificuldade em verbalizar seus sentimentos, demonstrando ter medo de preocupar os pais devido a situação de doença do irmão. Comumente a família se reúne para assistir filmes que contém cenas de terror e violência, contribuindo para o aparecimento de pesadelos, e medos específicos. Foi utilizado no processo de avaliação psicológica, anamnese infantil, a hora do jogo diagnóstica, entrevista familiar, desenho da família e o questionário de capacidades e dificuldades SDQ. Concluiu-se como hipótese diagnóstica terror noturno. O método utilizado para a devolução dos resultados com a criança, foi a confecção de um livro que contemplava a história dela e a importância de continuar os atendimentos para melhorar os sintomas. Observou-se que a criança conseguiu se projetar na história, compreender com maior clareza os fatores que a levaram ao atendimento, colaborou para um bom vínculo terapêutico e adesão a psicoterapia. De acordo com a literatura, no psicodiagnóstico infantil a melhor linguagem para se utilizar é a história, mas não qualquer história, e sim a que o paciente necessite escutar para integrar o que foi focado durante o processo e que faça sentindo para ele ressignificar os conteúdos.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica Infantil, Entrevista devolutiva, História Infantil