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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 389-1

Poster (Painel)


389-1

Avaliação da relação entre engajamento e recursos pessoais de personalidade, autoeficácia e autoestima em bancários

Autores:
Melina Lorandi2, Claudio Hutz2
2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

A profissão de bancário é conhecida pela cobrança excessiva por metas e para atingi-las é necessário que haja engajamento profissional. O engajamento no trabalho depende de uma série de fatores, dentre eles, além dos recursos e demandas de trabalho, os recursos pessoais do trabalhador. Essa é uma questão bem discutida na literatura recente, nacional e internacional. O objetivo do presente estudo é avaliar a relação entre o engajamento e os recursos pessoais de personalidade (fator Realização), autoeficácia e autoestima em uma amostra de 400 bancários de ambos os sexos da região metropolitana de Porto Alegre e Serra Gaúcha. A coleta de dados será online pelo Survey Monkey e contará com a versão brasileira da Escala Utrecht de Engajamento do Trabalho (UWES), a Escala de Realização, a Escala de Autoeficácia Geral, a Escala de Autoestima de Rosenberg, a Escala de Avaliação do Contexto de Trabalho (EACT) e um questionário sociodemográfico. Espera-se encontrar correlação positiva elevada entre o fator de personalidade Realização e o engajamento. Espera-se também encontrar correlações positivas entre engajamento e autoeficácia e entre autoeficácia e autoestima, confirmando resultados já disponíveis na literatura. Quando for observado desequilíbrio entre recursos e demandas do trabalho, espera-se encontrar engajamento abaixo da média. As análises envolverão correlações entre as variáveis e uma análise de rede para tentar estabelecer um modelo explicativo para as relações entre engajamento e as demais variáveis. Já há estudos envolvendo engajamento no trabalho e várias das variáveis deste estudo, mas não todas em conjunto e certamente não com o fator Realização. Os resultados desta investigação poderão trazer então uma contribuição significativa para o desenvolvimento teórico da área e aplicações práticas. Agência de fomento: CNPq

Palavras-chave:
 Engajamento, Personalidade, Autoeficácia, Autoestima, Bancários


Agência de fomento:
CNPq