Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 391-2

Poster (Painel)


391-2

ANÁLISE DOS INDICADORES EMOCIONAIS DE CRIANÇAS NO DESENHO DA FIGURA HUMANA: RESULTADOS PRELIMINARES

Autores:
FRIEDRICH, C.1, Arteche, A. X.1
1 PUCRS - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral

O Desenho da Figura Humana (DFH) é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos, mas também uma das mais questionadas quanto a sua validade, principalmente pela falta de estudos empíricos. Esse estudo tem como objetivo verificar o desempenho de crianças frente ao DFH na avaliação através dos Indicadores Emocionais. A amostra foi composta por 112 desenhos de crianças de seis a 12 anos, sendo dois desenhos de cada criança (figura masculina e figura feminina), divididas conforme sexo (meninas = 56,3% e meninos = 43,8%) e faixa etária (6-8 anos = 67,9%; 9-12 anos = 32,1%). Todos os desenhos foram analisados conforme a Escala de Indicadores Emocionais proposta por Arteche (2006) e Albornoz (2011). Essa escala é composta por 143 itens avaliados e pontuados com 0 = ausência do item e 1 = presença do item. Verifica-se que 55,4% da amostra realiza o primeiro desenho conforme o seu próprio sexo. Em relação às médias de pontuação total dos desenhos, verifica-se que os meninos apresentaram pontuações mais altas em relação aos desenhos realizados por meninas (Meninos = 14,06/13,24; Meninas = 12,83/12,56). Na análise das médias dos desenhos de acordo com o sexo da criança não há significância estatística (p =.297). No entanto, na comparação das médias do primeiro com o segundo desenho, o resultado mostra-se como significativo (p =.000). Esses resultados demonstram a importância da realização dos dois desenhos feitos pela mesma criança e pode-se pensar que as médias mais altas no primeiro desenho podem ter interferência de um aumento na ansiedade.

Palavras-chave:
 Desenho da Figura Humana, Avaliação Psicológica, Crianças


Agência de fomento:
CAPES