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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 401-1

Oral (Tema Livre)


401-1

Indicadores Emocionais no DFH: Um estudo com grupos contrastantes.

Autores:
MARTINEZ, CMB1, COMPARINI, IP1, CHIODI, MG4, ROSA, HR2, PEREIRA, PC3, WECHSLER, SM1
1 PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2 USP - Universidade de São Paulo, 3 UNIFAFIBE - Unifafibe Centro Universitário, 4 ANHANGUERA - Faculdade Anhanguera de Campinas

Resumo:
Resumo Geral

Os primeiros trabalhos que utilizavam o desenho da figura humana (DFH) enquanto forma de avaliação emocional eram pautados em teorias psicanalíticas e tiveram seu início em meados da década de 1930 e 1940. Entretanto, os estudos com o DFH como medida emocional vem se aprofundando e lapidando distintas formas de análise. Atualmente, um sistema de triagem proposto por Wechsler (2013) encontra-se em fase de validação. O presente trabalho teve como objetivo estudar a validade deste sistema de triagem para avaliação dos totais de indicadores emocionais no desenho em grupos contrastantes. A amostra foi composta por 214 crianças entre 5 e 12 anos, sendo 107 do gênero feminino e 107 do masculino. Destas, 69 crianças frequentavam escola pública, 64 crianças estavam institucionalizadas, 63 frequentavam clínicas-escola e 18 crianças passavam por processos na vara da infância. Buscou-se verificar a influência de tipo de grupo no total dos indicadores emocionais do DFH. A análise foi feita pela Multivariada e Univariada da Variância. Os resultados apontaram diferenças significativas para o tipo de grupo (F=11,25; p & #8804;0,01) e interação entre sexo da criança e tipo de grupo (F=3,31; p & #8804;0,01). O grupo de clínica escola foi o que apresentou maior quantidade de indicadores emocionais, sendo este grupo discriminante. Tais dados demonstram que estes grupos são distintos e que o instrumento é sensível para detectar indicadores emocionais na figura humana. Futuros estudos, com amostras maiores poderão fornecer mais dados sobre a validade deste sistema de triagem emocional.

Palavras-chave:
 Indicadores emocionais, Avaliação Psicológica Infantil, Desenho da Figura Humana


Agência de fomento:
CNPQ