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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 406-1

Mesa-Redonda


406-1

O ensino da avaliação psicológica nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil

Autores:
Freires, L.A1, Ana Karla Soares2, Marina Gonçalves3, Sandra Freire4
1 UFRR - Universidade Federal de Roraima, 2 UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 3 UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco, 4 UFPI - Universidade Federal do Piauí

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O ensino da Avaliação Psicológica é um dos eixos estruturantes para a formação de psicólogos. A propósito, existem diversos estudos nesta área que têm se debruçado mais em análises sobre o ensino da avaliação no eixo Sul-Sudeste, havendo escassa evidência na literatura sobre como tem se dado o processo de formação em AP nas demais regiões do Brasil. Sendo assim, o presente estudo objetivou analisar a formação em AP oferecida pelos cursos de Psicologia das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, analisando qualitativamente as ementas das disciplinas ofertadas por universidades dessas três regiões. Os dados textuais foram analisados por meio do software Iramuteq que permitiu realizar três analises para cada região: (1) Classificação Hierárquica Descendente (CHD), (2) Análise de Similitude e (3) Nuvem de Palavras. Os resultados indicaram que na região Norte, destacou-se uma formação de caráter tecnicista com ênfase na centralidade do psicodiagnóstico, nos procedimentos de aplicação e interpretação de instrumentos e em construtos tradicionais como inteligência e personalidade. Na região Centro-oeste, por sua vez, verificou-se que o conteúdo básico relacionado a área é minimamente contemplado, mas não se observa uma atualização das temáticas que tem surgido, tanto em termos de novas técnicas de mensuração e análises (e.g. TRI, medidas implícitas) quanto nos aspectos mais teóricos (e.g. áreas de atuação como trânsito e forense). Por último, na região Nordeste, observou-se uma divisão clássica de disciplinas voltadas para os aspectos práticos da avaliação psicológica, do psicodiagnóstico e das técnicas projetivas, e outras para os aspectos psicométricos e de construção de instrumentos. Dessa forma, contatou-se a necessidade de discutir a formação em Avaliação Psicológica, procurando oferecer possibilidades de aprimorá-la, com atenção direcionada ao alcance de padrões de excelência técnica, teórica/metodológica e eticamente referenciada, favorecendo assim, o desenvolvimento da área a nível nacional.

Resumo Apresentador 1

Existem diversos estudos que têm se debruçado em análises sobre o ensino da avaliação psicológica no eixo Sul-Sudeste, havendo escassa evidência na literatura sobre como tem se dado o processo de formação em AP na região Norte, especificamente. Apesar da contribuição relevante oriunda destes estudos, pouco concretamente é sabido sobre como vem sendo estruturado o ensino da AP no Norte do Brasil. Este tem sido um contexto pouco explorado e, por vezes, esquecido, sendo responsável por pouco menos de 10% dos cursos de graduação em Psicologia no país. Observações sobre o panorama do ensino de AP no Norte evidenciam certo atraso quando esta Região é comparada com as demais do país, sobretudo Sul, Sudeste e Nordeste. Nesta direção, parece justificável e relevante ter em conta o ensino da AP nesta Região do país e sendo assim, o presente estudo objetivou analisar as ementas das disciplinas de Avaliação Psicológica (AP) dos cursos de graduação do Norte brasileiro. Inicialmente, observou-se uma pluralidade de denominações no campo da AP nesta região, e que os cursos de graduação ofertam, em média, 3,82 disciplinas nesta área, sendo que o contato inicial se dá a partir do segundo ano do curso. Com relação ao conteúdo das ementas, apenas seis instituições a disponibilizaram, sendo tais informações analisadas com o software Iramuteq. Os resultados indicaram um ementário que destaca uma formação de caráter tecnicista com ênfase na centralidade do psicodiagnóstico, nos procedimentos de aplicação e interpretação de instrumentos e em construtos tradicionais como inteligência e personalidade. Pode-se concluir que existe a necessidade de empreender esforços para alinhar o ensino da avaliação psicológica no Norte às diretrizes desta área no Brasil e aos avanços teóricos, técnicos e metodológicos da atualidade.

Resumo Apresentador 2

Uma das principais áreas de prática, ensino e pesquisa em psicologia é a de avaliação psicológica, visto sua inserção nos diferentes campos de atuação do psicólogo. Assim, a maneira como a área vem sendo contemplada nos projetos político-pedagógicos dos cursos é de suma relevância para compreensão do processo de formação dos futuros profissionais e desenvolvimento da área. O presente estudo teve como objetivo analisar os conteúdos e disciplinas relacionadas à avaliação psicológica em cinco instituições de ensino superior (IES) federais da região centro-oeste (UFG, UFGD, UFMS, UFMT, UnB). Para tanto, considerou-se 21 ementas que estavam disponíveis nos sites das IES. Os resultados da análise informatizada do conteúdo das ementas identificaram três classes: (1) conteúdo teórico (introdução aos conceitos principais da área), (2) conteúdo prático (uso de ferramentas e elaboração de documentos) e (3) conteúdo psicométrico (operacionalização teórica dos construtos, pesquisas empíricas, aplicação, codificação, análise e interpretação de dados). Na análise de similitude, observa-se como palavra central na distribuição “psicológico” conectada fortemente com “técnica” e “avaliação”. Enquanto que a nuvem de palavras destaca como vocábulos de maior frequência: testes, técnicas e avaliação. Ademais, são identificadas nomenclatura diversas para as disciplinas, sendo as mesmas ofertadas no 6º período (M = 6,25; DP = 2,37) e com carga horária de 67 horas (M = 67,3; DP = 9,11). Diante dos resultados, considera-se que o conteúdo básico relacionado a área é minimamente contemplado, mas não se observa uma atualização das temáticas que tem surgido, tanto em termos de novas técnicas de mensuração e análises (e.g. TRI, medidas implícitas) quanto nos aspectos mais teóricos (e.g. áreas de atuação como trânsito e forense). Além de ressaltar a necessidade de estudos que visem promover debates e reflexões sobre os problemas e avanços na formação em avaliação psicológica não apenas na região centro-oeste, mas no contexto brasileiro.

Resumo Apresentador 3

A avaliação psicológica perpassa a prática do psicólogo nos mais diferentes contextos, contribuindo para a tomada de decisões provenientes de diversas demandas. Além disto, a realização de avaliações psicológicas, assim como o uso de testes psicológicos comercializados no Brasil são restritos à psicólogos, apontando para a necessidade de uma formação de excelência nesta área. Neste sentido, o presente estudo objetivou verificar a formação em Avaliação Psicológica na Região Nordeste. Para tanto, foram consideradas as ementas disponíveis nos sites de instituições de ensino superior (IES) federais desta região (UFAL, UFC, UFMA, UFPB, UFPE, UFPI, UFRN, UFS, Univasf). No entanto, devido a quantidade de IES, bem como a pluralidade e diversidade da região Nordeste, essa região será apresentada por duas pesquisadoras distintas. Os resultados da primeira apresentadora dessa região são descritos a seguir. Por meio de análises textuais realizadas no software Iramuteq foram analisadas 35 ementas, sendo identificadas oito classes subdivididas em 2 eixos principais. O Eixo 1 agrupou as classes 2, 6, 7 e 8 as quais apresentaram conteúdos relacionados ao processo de realização de avaliação psicológica, enfatizando diferentes contextos (vocacional, neuropsicológico), além de aspectos mais práticos da AP e das técnicas projetivas. Por outro lado, o Eixo 2, o qual agrupou as classes 3, 4, 5 e 1 obtiveram conteúdo relacionado a construção e elaboração de instrumentos psicométricos, destacando palavras como estatística, medida e uso de computador.

Resumo Apresentador 4

Dando continuidade e objetivando verificar a formação em Avaliação Psicológica na Região Nordeste, a segunda apresentadora dessa região fornece-se evidências complementares aos achados que foram expostos anteriormente. Neste sentido, também, foram consideradas as ementas disponíveis nos sites de instituições de ensino superior (IES) federais desta região (UFAL, UFC, UFMA, UFPB, UFPE, UFPI, UFRN, UFS, Univasf). E por meio de análises textuais realizadas no software Iramuteq foram analisadas 35 ementas. Sendo assim, realizaou-se duas análises complementares: (1) na análise de similitude, a palavra central observada foi “psicológico”, conectada fortemente com “avaliação”, “instrumento” e “teste” e na (1) nuvem de palavras, com maior frequência verificaram-se os vocábulos: instrumentos, processo, técnicas, medidas e testes. Diante do exposto, observa-se uma divisão clássica de disciplinas voltadas para os aspectos práticos da avaliação psicológica, do psicodiagnóstico e das técnicas projetivas, e outras para os aspectos psicométricos e de construção de instrumentos, porém não sendo estas últimas contempladas em todas as IES analisadas. Sendo necessário, portanto, discutir sobre uma formação atualizada e que contemple toda a área de AP, desde a psicometria, em todos os cursos de psicologia do NE.

Palavras-chave:
 avaliação psicológica, formação profissional., Norte, Nordeste, Centro-Oeste