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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 408-1

Oral (Tema Livre)


408-1

O CONCEITO DE CRIATIVIDADE NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores:
Silva, T. F.1, Spadari, G. F.1, Nakano, T. C.1,1, Santos, M. V.1
1 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 3 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 4 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo:
Resumo Geral

O construto criatividade embora seja bastante pesquisado e difundido, ainda apresenta lacunas a respeito da sua compreensão nos meios acadêmicos. Com isso, este estudo teve como objetivo verificar a compreensão da criatividade de alunos de dois cursos de graduação. Os participantes eram estudantes universitários dos cursos de Fisioterapia (n=116) e de Educação Física (n=109), destes 141 eram mulheres (62,94%) e 83 eram homens (37,05%). As idades variaram entre 18 e 43 anos (M= 22,46). Os resultados demonstram que, 32,98% dos alunos de ambos cursos, relacionaram o construto a inovação, 26,37% identificaram que os professores considerados mais criativos são aqueles que mostram-se dinâmicos em sala de aula. Dos alunos, 32,03% consideraram como estímulo da criatividade trabalhos em grupo, comunicação visual e aulas dinâmicas, por outro lado, 19,18% acreditam que, falta de vontade ou de interesse (aluno/ professor) inibem a criatividade. Por fim, cerca de 23, 77% atribuíram o construto como colaborador da inovação profissional. Conclui-se que, ainda falta uma maior divulgação da compreensão da criatividade no contexto acadêmico, isto demonstra o quanto que a Psicologia precisa apresentar em diferentes cursos superiores de educação a relevância da criatividade para as profissões de modo geral, uma vez que tal situação tem impacto no mercado de trabalho, o qual busca por um indivíduo criativo.

Palavras-chave:
 criatividade, compreensão da criatividade, estudantes de graduação, educação