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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 416-1

Poster (Painel)


416-1

RESISTÊNCIA À MUDANÇA ORGANIZACIONAL: PERSPECTIVA VALORATIVA E ORGANIZACIONAL

Autores:
NASCIMENTO, D. A.D.1, Gouveia, V.V.2, Freire, S.E.A3, Freires, L.A.4
1 IFPB - Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa, 2 UFPB - Universidade Federal da Paraíba, 3 UFPI - Universidade Federal do Piauí, 4 UFRR - Universidade Federal de Roraima

Resumo:
Resumo Geral

O processo de mudança causa incertezas que afetam os indivíduos psicologicamente, provocando medo e, consequentemente, gerando resistência, sendo esta uma das principais barreiras à mudança bem sucedida nas organizações de trabalho. Todavia, a implantação de mudanças sofre a influência de diversas variáveis, como podem ser o clima organizacional, que é concebido pelas percepções individuais dos funcionários no âmbito organizacional, bem como, os valores humanos. Além disso, presume-se que tais variáveis podem influenciar, direta ou indiretamente, o desempenho autopercebido dos funcionários. Portanto, este estudo objetivou conhecer os correlatos valorativos e organizacionais da resistência à mudança organizacional, propondo um modelo explicativo que considera o desempenho autopercebido como variável critério. Considerou-se uma amostra de conveniência de 227 funcionários de uma empresa pública de João Pessoa, que tinham idade média de 40 anos, a maioria do sexo masculino (83,3%). Estes responderam a Escala de Resistência à Mudança Organizacional, Escala de Clima Organizacional, Questionários dos Valores Básicos, Escala de Autoavaliação de Desempenho e perguntas demográficas. Os resultados indicaram que os valores idealistas e o clima organizacional explicaram a resistência à mudança organizacional, que predisse o desempenho autopercebido. Concluiu-se que este modelo pode ser útil para compreender a aceitação das mudanças no contexto organizacional, favorecendo práticas de gestão que considerem variáveis psicológicas e organizacionais dos trabalhadores.

Palavras-chave:
 clima organizacional, desempenho, Mudança, valores humanos


Agência de fomento:
cnpq