Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 422-1

Mesa-Redonda


422-1

Psicologia Organizacional Positiva: avaliação de estados e comportamentos positivos no trabalho

Autores:
DE, C. P.P.1
1 UNIVERSO - Universidade Salgado de Oliveira

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

TÍTULO: Psicologia Organizacional Positiva: avaliação de estados e comportamentos positivos no trabalho. COORDENADOR: Clarissa Pinto Pizarro de Freitas (Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO). Email: freitas.cpp@gmail.com A Psicologia Positiva Organizacional tem como um de seus objetivos compreender como a interação das características pessoais dos indivíduos com o seu contexto laboral (recursos e demandas de trabalho) impactam sobre a saúde mental dos profissionais, analisando tanto as forças e potencialidades dos profissionais e os índices de bem-estar, como psicopatologias que podem resultar desta interação. Diversos estudos têm sido realizados para compreender a interação dos profissionais com o seu contexto laboral por meio desta perspectiva positiva. Entre estes, destaca-se a relevância de serem realizados estudos com o objetivo de disponibilizar instrumentos confiáveis para a avaliação de comportamentos proativos e índices de bem-estar vivenciado pelos profissionais. Em razão disso, a presente mesa redonda objetiva apresentar evidências de validade de instrumentos que avaliam comportamentos proativos dos profissionais, estados positivos vivenciados no contexto laboral, assim como as relações destes construtos com as condições de trabalho, o engajamento no trabalho e bem-estar. A fim de alcançar este objetivo serão apresentados três trabalhos. O primeiro investiga as evidências de validade do Job Crafting Questionnaire e as relações deste construto com as condições de trabalho, o engajamento no trabalho e o bem-estar. O segundo trabalho tem como objetivo apresentar as evidências de validade do Inventário de Flow no Trabalho e como o estado de flow se diferencia do engajamento no trabalho. Por fim, o terceiro trabalho contribui apresentando as evidências de validade da Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira, o qual é um instrumento amplamente utilizado para investigar satisfação no trabalho no Brasil.

Resumo Apresentador 1

Job crafting: avaliação e relação com estados positivos no trabalho Rita Pimenta de Devotto (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas) Wagner de Lara Machado (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas) Os indivíduos não respondem passivamente ao seu ambiente de trabalho. O Job crafting faz referência aos comportamentos individuais proativos no trabalho para torná-lo mais envolvente e gratificante, ou para otimizar demandas e recursos. Independente do grau de autonomia e complexidade envolvidos na função, o indivíduo é capaz de iniciar mudanças para alterar as tarefas (crafting da tarefa), as relações (crafting relacional) e sua própria percepção do trabalho (crafting cognitivo). O Job Crafting Questionnaire - JCQ avalia adequadamente o construto em português brasileiro e inclui a dimensão cognitiva, não contemplada em escalas anteriores. Apresentar as evidências de validade do JCQ e os resultados de um estudo exploratório no qual se avaliou a relação mediadora do job crafting com as condições de trabalho, o engajamento no trabalho e o bem-estar. As propriedades psicométricas do JCQ foram investigadas em dois estudos (N = 413), através de técnicas exploratórias e confirmatórias. Posteriormente avaliou-se o job crafting como mediador entre as variáveis descritas acima, em uma amostra de profissionais (N = 538), valendo-se da análise de rede. Corroborou-se a estrutura interna do JCQ. O job crafting foi preditor do engajamento no trabalho, sendo sua dimensão cognitiva a mais proeminente. O crafting da tarefa e o cognitivo mediaram à relação do crafting das relações com o engajamento no trabalho. O job crafting foi preditor direto e indireto do bem-estar. O incremento no bem-estar social demonstrou ser o caminho mínimo entre o job crafting e o bem-estar psicológico e emocional. O job crafting não aconteceu em virtude das condições de trabalho. O JCQ pode avaliar adequadamente o construto em português brasileiro em diferentes perfis ocupacionais. O job crafting é preditor do engajamento no trabalho e do bem-estar. Os predecessores do job crafting não se limitam às necessidades de otimizar recursos e demandas. PALAVRAS-CHAVE: Job crafting; Evidências de validade; Recursos e demandas no trabalho; Engajamento no trabalho; Bem-estar; Psicologia organizacional positiva.

Resumo Apresentador 2

Inventário de Flow no Trabalho: Evidências de Validade da Versão Brasileira e Relações com o Engajamento Clarissa Pinto Pizarro de Freitas (Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO) Bruno Figueiredo Damásio (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) Wagner de Lara Machado (Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas) Flow no trabalho caracteriza-se como uma experiência ótima, intensa, de curta duração e diretamente relacionada a uma tarefa ou atividade específica. Este estado é vivenciado durante as atividades ocupacionais do dia a dia. O objetivo deste estudo foi avaliar as propriedades psicométricas da versão Brasileira do Inventário de Flow no Trabalho (WOLF). Além disso, foram investigadas as relações do flow com o engajamento no trabalho por meio da análise de rede. Os participantes desta pesquisa foram uma amostra nacional de 640 profissionais (74% mulheres), idades entre 19 a 73 anos (M = 35,9, DP = 10,5). A análise fatorial confirmatória (AFC) evidenciou a estrutura de três fatores oblíquos (absorção, envolvimento e motivação intrínseca) como a mais adequada aos dados ( & #967;² (62) = 703,8*; CFI = 0,99; TLI = 0,99; RMSEA (IC 90%) = 0,13 (0,12 – 0,14)). As dimensões de flow estiveram positivamente relacionadas entre si (absorção com envolvimento no trabalho, r = 0,81; absorção com motivação intrínseca no trabalho, r = 0,79; envolvimento no trabalho com motivação intrínseca no trabalho, r = 0,87). A AFC Multigrupo demonstrou a invariância da escala para sexo (homens e mulheres) e situação de trabalho (autônomo e não-autônomo). O WOLF apresentou propriedades psicométricas satisfatórias, sugerindo a sua utilidade para avaliar flow no contexto brasileiro. Os resultados da análise de rede demonstraram que as dimensões do flow e do engajamento (concetração, vigor e dedicação) apresentavam relações de alta magnitude. Os resultados sugerem que o flow e o engajamento caracterizam-se como construtos distintos. O flow caracteriza-se como um momento específico e transitório, ao passo que o engajamento pode ser compreendido como um estado mais permanente vivenciado no contexto do trabalho. PALAVRAS-CHAVE: Flow; Evidências de validade; Engajamento no trabalho.

Resumo Apresentador 3

A estrutura da Escala de Satisfação no Trabalho Luara Carvalho Ribeiro da Motta (Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO) Hudson F. Golino (Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO) A satisfação no trabalho é um dos conceitos centrais na psicologia organizacional e do trabalho, sendo um dos tópicos mais estudados (mais de 7 mil artigos publicados entre 1973 e 2001, por exemplo). Dentre os motivos dessa sua importância, encontra-se o acúmulo de evidências de que a satisfação no trabalho possui aplicações práticas na vida dos indivíduos e na efetividade das organizações. Apesar da importância, não há consenso na literatura sobre a sua definição. A definição mais utilizada propõe que a satisfação no trabalho caracteriza-se como um estado positivo ou prazeroso que emerge da avaliação dos indivíduos sobre as experiências relacionadas ao trabalho. No Brasil, o instrumento mais utilizado para avaliar a satisfação no trabalho é a Escala de Satisfação no Trabalho de Siqueira - ETS, que pressupõe a existência de cinco dimensões. O presente trabalho tem como objetivo verificar a estrutura da EST, por meio de abordagens exploratórias e confirmatórias. A amostra é composta por 435 trabalhadores com idades variando entre 19 e 62 anos (M = 32,15; DP = 9,02), de uma cidade do interior da Bahia. A estratégia exploratória empregou a técnica Exploratory Graph Analysis, que revelou a existência de cinco dimensões, as mesmas preconizadas pela teoria que sustenta o instrumento. A estratégia confirmatória verificou o ajuste de um modelo de traços correlacionados, um modelo hierárquico e um modelo bifatorial. Os resultados sugerem que todos os modelos apresentaram bons ajustes ao dado, mas que o modelo bifatorial ( & #967;²(75) = 125,65; p = 0,001; CFI = 0,97; RMSEA = 0,04; NFI = 0,92) além de apresentar bom ajuste, possui vantagens teóricas. PALAVRAS-CHAVE: Satisfação no Trabalho, Evidências de Validade, Estrutura.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Job crafting, Flow, Satisfação no Trabalho, Evidências de validade