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426-1 | Análise dos testes psicológicos que avaliam crianças de 3 a 5 anos | Autores: | THAIS1, Beatriz Cancela Cattani1 1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: Resumo Geral
Na avaliação psicológica de crianças, principalmente na faixa etária de 3 a 5 anos, o trabalho do psicólogo avaliador pode assumir um papel preventivo para o desenvolvimento infantil. Quanto mais cedo o paciente e a família compreenderem as dificuldades existentes, mais cedo poderão buscar intervenções específicas para tratá-las. Por isso, objetivou-se levantar quais testes psicológicos, segundo o Satepsi, avaliam crianças de 3 a 5 anos e seus construtos. Para tanto, foi realizada, em outubro de 2016, uma análise da lista completa de testes psicológicos do Satepsi. A partir dos 285 instrumentos listados, foram encontrados 21 para avaliação de crianças de até 5 anos, sendo somente 10 classificados como favoráveis. Tais instrumentos avaliam principalmente personalidade, desenvolvimento cognitivo não verbal e memória. Os resultados, em congruência com a literatura, apontam que há um escasso número de testes psicológicos validados no Brasil para essa faixa etária. Considerando que os instrumentos em Psicologia têm o objetivo de amparar a ação do profissional e permitem comparar resultados individuais com a população na qual o paciente está inserido, ressalta-se a importância de instrumentos que avaliem diferentes idades e diferentes construtos. Porém, apesar da importância e da demanda crescente por construção de instrumentos que abrangem crianças menores, poucos pesquisadores têm mostrado interesse pelo tema. Sabe-se que nas situações de avaliação e pesquisa com crianças pequenas, o trabalho do psicólogo é mais desafiador. A inconstância dos resultados encontrados e o fato da criança não possuir domínio completo sobre sua linguagem oral e escrita são fatores que podem ser levantados como hipóteses de porque há um número escasso de instrumentos para essa população. Além disso, há um excesso de cuidados e questões éticas envolvidas na pesquisa com crianças que dificultam o delineamento de pesquisa na construção de novos testes.
Palavras-chave: Análise, Levantamento, Crianças de 3 a 5 anos |