Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 427-1

Mesa-Redonda


427-1

Existe relação entre Otimismo e Temperamento?

Autores:
Cristina Maria D Antona Bachert, Márcia Calixto do1
1 UNISO - Universidade de Sorocaba, 2 FAM - Faculdades de Americana, 3 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

O temperamento é a base estruturante da personalidade, sendo composto por aspectos biológicos, cognitivos, afetivos, psicológicos e sociais que podem explicar o comportamento de um indivíduo, inclusive as suas escolhas pessoais. O estilo de temperamento tem como objetivo a adaptação e o equilíbrio, sendo considerado positivo quando facilita a realização de uma tarefa ou o enfrentamento de uma situação; ou negativo, quando causa dificuldades. Por sua vez, o otimismo é considerado como uma característica relacionada à tendência em esperar resultados positivos e acontecimentos favoráveis na vida, influenciando também a forma como a pessoa enfrenta as situações e as dificuldades. Pesquisas têm indicado a relação entre otimismo e personalidade, portanto questiona-se se existiria relação entre temperamento e otimismo. Assim, o objetivo dessa mesa será aprofundar o debate sobre as questões teóricas envolvidas nestes conceitos assim como pesquisas que investigaram essa relação.

Resumo Apresentador 1

Os estilos de temperamento são constituídos a partir da fusão entre aspectos comuns do temperamento e dos estilos intelectuais, tendo como base fatores biológicos, sociais e emocionais. Existem evidências da influência do temperamento no ambiente escolar, influenciando não apenas o processamento da informação, como também as habilidades de decisão, a organização pessoal e o modo de relacionamento interindividual. Este estudo teve como objetivo comparar o perfil de temperamento de alunos de Graduação de instituições situadas no Estado de São Paulo. A amostra foi composta por 371 universitários (54% mulheres), sendo 96 de Administração, 65 de Engenharia, 99 de Psicologia e 111 de Veterinária. A idade média do grupo foi de 22,96 anos (SD= 6,28). Os participantes responderam ao Inventário de Estilos de Temperamento para Adultos. Este instrumento é composto por 100 itens dicotômicos que avaliam quatro dimensões de temperamento: extrovertido-introvertido, prático-imaginativo, pensamento-sentimento e organizado-flexível. A análise multivariada da covariância indicou uma relação significativa (p & #8804;0,05) para gênero, curso e interação entre sexo e curso. O sexo masculino apresentou maiores resultados em extroversão (F=8,07) e pensamento (F=9,11). Esses mesmos estilos de temperamentos foram afetados também pelo tipo de curso (Extroversão, F=3,17 e Pensamento F=3,64), como também o estilo Organizado (F=3,99). A interação sexo e curso foi altamente significativa (p & #8804;0,01) para o temperamento extrovertido (F=6,21) e Pensamento (F=7,38). Conclui-se que a avaliação do temperamento deve considerar o gênero e as influências educacionais.

Resumo Apresentador 2

O otimismo é um traço positivo e relativamente estável ao longo do tempo e em diferentes contextos. As pessoas otimistas tendem a apresentar expectativas positivas generalizadas com relação aos eventos futuros, além de enfrentar e persistir diante dos desafios e dificuldades. Evidências empíricas têm indicado a importância do otimismo quanto a melhores níveis de saúde física e mental, ao bem-estar, aos relacionamentos interpessoais, ao trabalho, entre outros aspectos. Observa-se uma lacuna na literatura científica nacional, até o presente momento, quanto à ausência de um instrumento de avaliação do otimismo, construído especificamente para adultos. Esse estudo apresenta resultados iniciais referentes à construção e validação da Escala de otimismo para adultos, elaborada com base em três fatores: expectativas positivas, autoeficácia e persistência, conforme as teorias sobre o construto. Para a análise semântica dos itens da escala, a definição teórica do otimismo e o instrumento piloto foram apresentados a 4 adultos, de ambos os sexos, com escolaridade máxima correspondente ao Ensino Fundamental, resultando na reformulação de 4 itens para ampliar o nível de compreensão da população-alvo. Posteriormente, a análise de juízes contou com 5 avaliadores, psicólogos, com experiência na construção de instrumentos psicológicos, que classificaram os 90 itens da escala com base nos três fatores pré-estabelecidos. Os resultados indicaram a adequação dos itens da escala, tendo a maioria deles apresentado índices de concordância de 80%. Conclui-se que essa escala apresenta evidências de validade baseadas no conteúdo.

Resumo Apresentador 3

As pessoas otimistas apresentam expectativas positivas quanto aos eventos futuros e tendem a enfrentar de maneira adaptativa os desafios e estressores da vida. O temperamento consiste em tendências, relativamente estáveis e previsíveis, com relação ao estilo de agir e reagir da pessoa em diferentes situações, sendo caracterizado por uma base biológica significativa. As pesquisas indicam que fatores ambientais e pessoais específicos podem contribuir para o desenvolvimento do otimismo. Este estudo objetivou investigar a relação entre otimismo e temperamento em adultos. Hipotetizou-se que as pessoas com estilos de temperamento extrovertido, imaginativo, sentimento e flexível seriam mais otimistas. Participaram deste estudo 84 adultos com idades entre 19 e 68 anos (M=37,15; DP=10,73), sendo 63 mulheres e 21 homens de três cidades do interior do estado de São Paulo. Foram aplicados o LOT-R – Life Orientation Test Revised e o Inventário de Temperamento para Adultos. Os resultados indicaram que a correlação entre os construtos temperamento e otimismo foi significativa apenas para o temperamento prático (r= 0,23; p & #8804;0,05). A análise multivariada da covariância indicou influência de sexo com resultados significativos (p & #8804;0,05) para otimismo (F= 4,007) e para o temperamento imaginativo (F=5,422). Resultados altamente significativos (p & #8804;0,001) foram obtidos para o temperamento sentimento (F= 13,863). Concluiu-se que as pessoas otimistas são mais práticas e que o gênero influencia a expressão tanto do otimismo como do temperamento. Recomenda-se que essas diferenças sejam consideradas em tabelas de testes que avaliem essas dimensões.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 Otimismo, Temperamento, Construção de instrumentos psicológicos, Psicologia Positiva


Agência de fomento:
CAPES