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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 430-1

Mesa-Redonda


430-1

FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO RIO DE JANEIRO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores:
Juliane Callegaro Borsa1, José Augusto Evangelho Hernandez2, Emmy Uehara Pires3, Mayra Silva de Souza4
1 PUC-RIO - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 3 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 4 UFF - Universidade Federal Fluminense

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A avaliação psicológica é uma das subáreas mais importantes da Psicologia e configura-se como um campo em constante crescimento. Atualmente, observa-se uma escassez de profissionais qualificados para atuar na área, o que resulta em uma série de problemas técnicos e éticos, como o uso inadequado dos instrumentos e uma ausência de postura crítica. Sabe-se que grande parte destas dificuldades tem origem na formação inadequada na área. Mesmo com a crescente demanda advinda do mercado de trabalho, a avaliação psicológica ainda é negligenciada em muitos cursos de graduação em Psicologia oferecidos pelas instituições brasileiras de ensino superior (IES). Considerando o exposto, os integrantes desta mesa-redonda têm por objetivo geral discutir e problematizar a formação em avaliação psicológica nas IES do Rio de Janeiro, contexto em que a referida área tem sido pouco enfatizada nos currículos dos cursos de graduação em Psicologia. Partindo das resoluções e documentos normativos que atuam como marcos referenciais na formação do psicólogo, pretende-se apresentar as experiências dos autores no ensino da avaliação psicológica em suas respectivas instituições de ensino, enfatizando os desafios, as ações exitosas e inovadoras. Conclui-se sobre a importância da avaliação psicológica na prática da Psicologia e aponta-se para a necessidade de avanços na formação oferecidas nos cursos de graduação em Psicologia das IES do Rio de Janeiro.

Resumo Apresentador 1

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a formação em avaliação psicológica no curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Será apresentado um breve histórico sobre o ensino da avaliação psicológica na instituição, seu “lugar” na grade curricular atual, bem como as mudanças previstas para esta subárea no novo currículo a ser implementado. Em especial, será apresentada a prática de laboratório associada às disciplinas obrigatórias, a criação do eixo temático de avaliação psicológica e a ampliação de disciplinas eletivas e de pesquisa nesta subárea. Por fim, será apresentada a proposta de estágio profissional em avaliação psicológica, implementado em 2016, e que visa a atender as demandas da tríade “ensino, pesquisa e extensão”. Essas ações reforçam o compromisso a PUC-Rio em buscar um novo lugar para a avaliação psicológica na sua grade curricular de modo a integrar a prática e a teoria.

Resumo Apresentador 2

A Avaliação Psicológica (AP) é uma tarefa exclusiva do psicólogo, atribuída pela Lei 4119/1962, porém conhecimentos requeridos para bem desempenhá-la parecem que ainda são difíceis de serem incorporados na formação profissional. Este levantamento explorou a percepção dos alunos da graduação de Psicologia acerca do reconhecimento da importância e do domínio competências fundamentais para o desempenho de excelência na AP. Os participantes (41% da população) responderam a um questionário adaptado sobre 20 competências essenciais determinadas pela American Psychological Association e também reconhecidas como imprescindíveis na formação do psicólogo brasileiro pelo Conselho Federal de Psicologia. Nos resultados, apareceu uma evolução gradativa e positiva na percepção dos graus da importância e do domínio das competências em AP ao longo dos 10 semestres do curso. Contudo, ao final, os níveis atingidos ficaram entre fraco e médio, o que é insuficiente para o exercício profissional adequado na tarefa. As competências com médias maiores, consideradas mais importantes na AP, foram os Princípios Éticos, os Aspectos Legais, a Seleção de Instrumentos, a Interpretação Precisa e as Condições Adequadas. As menos importantes foram as Tabelas dos Manuais, a Leitura dos Manuais, a Psicometria, a Gama Ampla de Testes e as Noções de Estatística. As limitações na formação desses alunos se concentram, principalmente, nos aspectos relativos aos fundamentos das medidas psicológicas. A ausência no currículo do curso de disciplinas obrigatórias de Estatística, Psicometria e Avaliação Psicológica e outras afins explicariam esses achados. Possivelmente as atitudes negativas com relação à Matemática desenvolvidas pelos alunos da Psicologia nos Ensino Fundamental e Médio, associadas às perspectivas psicológicas teóricas e técnicas predominantes que prescindem da mensuração, conduziram a esse estado atual. Entretanto, entende-se que a aquisição das competências necessárias para a AP, dada a complexidade, não será viável apenas nos limites da graduação, precisará de complementos pós-graduação.

Resumo Apresentador 3

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência docente e profissional no campo da avaliação psicológica e neuropsicológica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para atingir este objetivo, serão apresentados: I) as disciplinas e a práticas de ensino adotadas, II) o estágio profissional e a capacitação discente, III) o núcleo interdisciplinar e as linhas de pesquisas, e por fim, IV) o diálogo entre a universidade e a comunidade de Seropédica. Através desses aspectos teórico-metodológicos, pretende-se oferecer um ensino de qualidade, promover o uso consciente e ético das técnicas empregadas, bem como estimular a reflexão crítica e autonomia no processo avaliativo e interventivo. E, consequentemente, proporcionar a construção de conhecimentos aos alunos tanto no âmbito clínico como de pesquisa.

Resumo Apresentador 4

O objetivo desse trabalho é descrever a atuação docente em avaliação psicológica na Universidade Federal Fluminense, Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes UFF/PUCG). O curso de Psicologia da UFF Campos é relativamente novo, tendo recentemente formado sua primeira turma, e por isso, ainda está em construção. Dentro dessa realidade, serão explanadas todas as atividades desenvolvidas em avaliação psicológica, envolvendo ensino, pesquisa e extensão (disciplinas, projetos de pesquisa/extensão, estágio), discriminando-as quanto ao seu caráter (atividade obrigatória ou opcional do curso de Psicologia), com perspectivas a demonstrar que o caráter opcional de muitas atividades acaba por delegar ao estudante de psicologia a responsabilidade de escolher sua formação. Será levantada uma discussão sobre as possibilidades de inclusão de disciplinas e criação de novos projetos em avaliação psicológica e os impasses encontrados no percurso.

Palavras-chave:
 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, FORMAÇÃO, ENSINO, RIO DE JANEIRO