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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 435-2

Poster (Painel)


435-2

Os Estilos de Pensar e Criar em Estudantes do Curso de Moda

Autores:
Lucia Helena Jorge Alves1, Francisco Takahashi1,2, Gabriel Cardoso Medeiros de Lima1, Ana Paula Gonzalez Alarcão1, Isabella Mascarenhas1, Lucas Machado Loureiro1
1 UVA - Universidade Veiga de Almeida, 2 ESTÁCIO - Universidade Estácio

Resumo:
Resumo Geral

O objetivo do estudo foi pesquisar os estilos de pensar e criar em estudantes do curso de Moda de uma universidade privada, no Rio de janeiro, para conhecer o potencial criativo e identificar os modos preferenciais de pensar e agir diante de situações. Participaram 40 estudantes de primeiro período, 4 do gênero masculino e 36 do gênero feminino, com idades entre 17 e 28 anos sendo a média 19,55 anos. Foram utilizados um questionário sócio demográfico para traçar o perfil do alunado e a escala Estilos de Pensar e Criar (Wechsler, 2006) composta de 100 itens, respondidos em escala Likert de seis pontos, indo de "discordo totalmente" a "concordo totalmente" e que avalia três estilos principais (Lógico Objetivo, Inconformista Transformador e Cauteloso Reflexivo) e dois secundários (Relacional Divergente e Emocional Intuitivo). Primeiro os alunos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e, em seguida, os instrumentos foram aplicados coletivamente. Os resultados apontaram que o estilo principal que se mostrou prevalente foi o Lógico Objetivo, considerado mais um estilo de pensar do que criar e o estilo secundário evidenciado foi o Emocional Intuitivo. Isso indica que muitos alunos conseguem equilibrar lógica e sentimentos em suas ações. Para investigar as relações existentes entre os estilos foi utilizada a correlação de Pearson. Existiram correlações significativas de modo positivo e negativo entre os estilos. Pode-se considerar que o impacto da pesquisa para os alunos foi a informação, através de entrevista devolutiva, de suas áreas mais fracas e mais fortes promovendo autoconhecimento. Para o corpo docente os resultados fornecidos, respeitando o anonimato, poderão influenciar o planejamento de atividades que estimulem o potencial criativo dos estudantes. Futuramente pretende-se ampliar a pesquisa aplicando o instrumento nos alunos dos períodos finais para verificar se há diferenças.

Palavras-chave:
 Moda, Pensar, Criar, Estilos