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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 437-2

Poster (Painel)


437-2

Relação entre o desempenho escolar e fluência verbal em adolescentes

Autores:
Abreu, D. P. 1,2, Viapiana, V.F.1, Sartori, M. S.1, Gonçalves, H. A.1, Giacomoni, C. H.1, Fonseca, R. P.1, Stein, L. M. 1
1 PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2 NMP/FAMAQUI - Núcleo Médico Psicológico/Fundação Mário Quintana

Resumo:
Resumo Geral

Introdução:Funções neurocognitivas executivas, linguísticas e mnemônicas têm sido amplamente associadas ao desempenho escolar de crianças, porém ainda são escassos na literatura neuropsicológica estudos sobre a relação destas funções com a aprendizagem escolar de adolescentes. Uma forma bastante utilizada de avaliação das funções neurocognitivas são as tarefas de fluência verbal.Objetivo:Identificar a relação entre os escores de tarefas de fluência verbal e o Teste de Desempenho Escolar II (TDE-II) em adolescentes. Método: Participaram 54 estudantes, com idade média 13 anos (DP=1,23 )do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da região metropolitana de Porto Alegre.Os adolescentes responderam três tarefas de fluência verbal (fluência verbal livre, ortográfica e semântica) e os três subtestes do TDE-II (Leitura, Escrita e Aritmética) Os dados foram submetidos a uma análise de Correlação de Pearson.Resultados:Os resultados mostram baixos níveis correlacionais, sem significância estatística, entre todas as tarefas de fluência e os Subtestes de Leitura e Escrita, bem como, níveis moderados de correlação entre o Subteste de Aritmética e os escores em Fluência Verbal Livre (0,53 p < 0,01) e Ortográfica (0,54 p < 0,01). Já a relação com os escores de Fluência Verbal Semântica tiveram magnitudes fracas de relação (0,30 p < 0,05) com aritmética. Conclusão: O TDE-II avalia a leitura e escrita de palavras isoladas, tais habilidades parecem já automatizadas nos adolescentes, explicando as baixas correlações com as tarefas de fluência verbal. Por outro lado, o Subteste de Aritmética exige do adolescente o raciocínio para cálculos complexos recrutando funções executivas e também a recordação de fatos aritméticos que requerem acesso à memória semântica. Tais habilidades também são recrutadas nas tarefas de fluências.

Palavras-chave:
 funções neurocognitivas, desempenho escolar, TDE-II, neuropsicologia


Agência de fomento:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul