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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 445-1

Poster (Painel)


445-1

Indicadores Emocionais no Desenho da Figura Humana de Crianças com Problemas Comportamentais

Autores:
RIBEIRO, Tayná1, MOHALLEM, Rosana1
1 FEPI - Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá

Resumo:
Resumo Geral

Nas pesquisas acadêmicas na área de psicologia o desenho é visto não só como uma forma de comunicação, mas como uma técnica. Embora essa ideia de interpretar desenhos infantis não seja recente, o reconhecimento da validade não tem sido simples, sendo que atualmente ainda não está completamente aceita (WECHSLER; NAKANO, 2012). Dentre as inúmeras técnicas para avaliação psicológica desenvolvida, o Desenho da Figura Humana é a mais utilizada principalmente na intervenção com crianças. Porém, para que o psicólogo possa utilizar um instrumento psicológico na sua atividade profissional, o mesmo precisa estar aprovado por uma comissão avaliadora do Conselho Federal de Psicologia, segundo a Resolução nº 002 criada em 2003 pelo CFP (CFP, 2003). Atualmente há uma carência de estudos com o sistema de correção dos indicadores emocionais previstos por Koppitz (1973) e, neste sentido esta pesquisa se faz necessária para contribuir com outras já existentes para preencher está lacuna, para que futuramente possa ser considerado favorável pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia. Nesta pesquisa foram avaliadas cinquenta crianças com idades entre 7 a 9 anos, sendo vinte e cinco crianças com queixas e vinte e cinco sem queixa de problemas comportamentais. Os desenhos realizados foram avaliados pelo sistema da Koppitz, onde a presença de dois ou mais indicadores emocionais entre os 30 é sugestivo para possíveis desajustes emocionais na criança. Portanto, distorções no Desenho da Figura Humana são consideradas indicadoras de problemas emocionais.

Palavras-chave:
 Avaliação psicológica, Desenho da Figura Humana, Indicadores Emocionais de Koppitz, Problemas comportamentais