Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 448-1

Mesa-Redonda


448-1

Avanços e Desafios para Pesquisa, Avaliação e Intervenção nas Questões da Interação Trabalho-Família Brasil

Autores:
DE, A.L.1, Nunes 2, Ziebell de Oliveira 3, Hutz4, Techio3, Braun 3
1 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 3 PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 4 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A presente mesa redonda discute pesquisas sobre o fenômeno de interação entre trabalho e família e suas repercussões teóricas, avaliativas e práticas. O tema é de amplo interesse de pesquisadores em todo o mundo e nos últimos anos começou a despertar a motivação de investigadores brasileiros também. A justificativa para a elevada produção de conhecimento sobre o tema diz respeito a centralidade, tanto de dimensões do trabalho, como da família na vida das pessoas, bem como consequência de pressões advindas dos domínios da família e do trabalho para contextos de vida pessoal, familiar, social e organizacional. Na presente mesa são discutidos os resultados de três pesquisa empíricas. O primeiro estudo enfoca a discussão do construto conflito trabalho-família a partir dos prismas teóricos da autoeficácia e da adaptabilidade de carreira. O segundo estudo, por sua vez, propõem-se ao entendimento de aspectos do conflito trabalho-família em profissionais da carreira acadêmica, discutindo seus impactos em variáveis pessoais e bem-estar. O terceiro trabalho enfoca o entendimento do tema desta mesa em grupo de executivos, procurando relacionar o mesmo com aspectos de turnover organizacional. São apresentados avanços teóricos e metodológicos sobre o tema, destacando agenda de estudos futuros e novas demandas para o campo da psicometria e da avaliação psicológica.

Resumo Apresentador 1

Trabalho 1: Conflito Trabalho Família: Dimensões de Adaptabilidade e Autoeficácia em Universitários Alexsandro Luiz De Andrade (apresentador) Universidade Federal do Espírito Santo O conflito família-trabalho corresponde ao construto que representa a interação conflituosa entre essas duas instâncias organizadoras da vida humana. Tal fenômeno ocorre quando as pressões advindas dos domínios da família e do trabalho são mutuamente incompatíveis. O interesse crescente pelo estudo deste fenômeno é justificado não apenas pelas pressões decorrentes para os indivíduos, ou dos potenciais prejuízos às famílias, mas também seus impactos nas organizações e sociedade. A presente pesquisa objetiva compreender dimensões do binômio família e trabalho a partir dos marcos teóricos das teorias de adaptabilidade de carreira e autoeficácia. Para realização do estudo estruturou-se um survey contendo diferentes escalas psicológicas, o qual foi aplicado numa amostra de 455 universitários brasileiros (predomínio do Sudeste), sendo 280 destes mulheres. Os resultados do estudo demonstram que aspectos negativos de autoeficácia e dimensão de adaptabilidade de carreira confiança (de forma negativa), são preditores da interferência da família no trabalho. Por sua vez, para interferência do trabalho na família, dimensão de adaptabilidade de carreira controle (negativa) e autoeficácia negativa foram preditores do construto. Contextualizando os resultados, percebe-se aplicabilidade dos modelos de autoeficácia e adaptabilidade de carreira para entendimento do conflito trabalho-família, conforme resultados, crenças negativas sobre as capacidades individuais são variáveis que podem desencadear amplo tensionamento entre domínios de trabalho e família. Por sua vez, aspectos de adaptabilidade (controle e confiança), traduzidos como competências para lidar com transições da vida profissional e pessoal, também se mostram recursos eficazes nas transições saudáveis da vida universitária para adulta. Palavras chave: conflito trabalho-família, autoeficácia e adaptabilidade de carreira.

Resumo Apresentador 2

Trabalho 2: Conflitos entre trabalho e outras áreas da vida em professores universitários Maiana Farias Oliveira Nunes (apresentadora) Universidade Federal de Santa Catarina Claudio Simon Hutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul O professor universitário recebe elevada pressão por produtividade e atua em condições de trabalho nem sempre satisfatórias. Nesse contexto, torna-se mais desafiadora a tarefa de conciliação entre as demandas do trabalho e de outras áreas da vida (família, lazer, comunidade, etc). Esta pesquisa buscou analisar os impactos do trabalho na vida cotidiana dos professores e nos papéis que os mesmos exercem, bem como descrever os níveis de bem-estar subjetivo, e a satisfação com o uso do tempo em professores doutores com e sem bolsa produtividade pelo CNPq. Participaram 83 docentes (48 com bolsa de produtividade), com idade média de 50 anos, sendo 89% de instituições públicas. A coleta de dados foi realizada com um survey online, com instrumentos objetivos e algumas questões dissertativas. A maioria dos participantes apresentou alto nível de afeto negativo, nível médio-baixo de satisfação com o uso do tempo, e baixa percepção de equilíbrio entre a dedicação ao trabalho e às demais áreas da vida. O motivo mais relevante para insatisfação com o uso do tempo foi o excesso de trabalho, enquanto o reconhecimento dos pares foi a principal conquista obtida com o trabalho. A dificuldade de limitar as tarefas de trabalho no ambiente doméstico foi indicada com elevada frequência, assim como a “invasão” do trabalho nos tempos de não trabalho. A referida “invasão” mostra-se ampliada com o uso dos recursos tecnológicos (computador, tablets, celulares, etc) em casa. Os prejuízos relacionados à família envolvem principalmente a percepção de pouco tempo de dedicação a esta, cansaço, tensão e outros sintomas psicológicos que afetam as relações nesse contexto. Discute-se a importância de desenvolver estratégias para lidar com as demandas do trabalho e da família, de modo a ampliar os recursos psicológicos e buscar promover condições para o aumento dos níveis de bem-estar.

Resumo Apresentador 3

Trabalho 3: A avaliação do conflito família-trabalho em executivos brasileiro Gabriela Techio Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Ana Cláudia Braun Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Manoela Ziebell de Oliveira (apresentadora) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul As modificações nas estruturas de trabalho vêm demandando e viabilizando que, cada vez mais, os profissionais estejam disponíveis para as demandas de trabalho em períodos de não-trabalho. Esta realidade se intensifica para aqueles que têm carreira executiva, gerando as condições para a emergência do conflito trabalho-família (CTF). O presente trabalho apresenta os resultados de dois estudos realizados com o objetivo de compreender como o CTF se manifesta em executivos brasileiros. Os participantes do primeiro estudo foram 275 profissionais, homens e mulheres, com 40 anos em média que responderam um questionário online contendo escalas para aferir o CTF, adição ao trabalho, engajamento no trabalho e intenção de turnover. As análises de rede e path analyses indicaram a centralidade do trabalho excessivo no modelo, e que a intenção de deixar o emprego é decorrente do trabalho excessivo, que causa percepção de interferência da família no trabalho. As comparações entre grupos demonstraram diferenças nos pesos de regressão, embora as estruturas dos modelos tenham sido idênticas para homens e mulheres. O segundo, consistiu em oito entrevistas individuais com executivos homens e mulheres, que tinham cônjuges que também trabalhavam e filhos de seis meses até 10 anos de idade. As análises fenomenológicas geraram cinco categorias: a saliência de papeis, a gestão do tempo, os papeis tradicionais de gênero, a importância do suporte social e a percepção dos desafios da conciliação dos papeis. É possível concluir que o CTF está presente em homens e mulheres em carreira executiva no Brasil e que se manifesta de forma diferente nesses grupos o que evidencia que é necessário que as organizações revejam suas políticas de conciliação trabalho-família a fim de reduzirem a intenção e comportamento de turnover. Palavras chave: conflito trabalho-família, executivos e turnover.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 conflito trabalho-família, desenvolvimento de carreira, bem-estar , sucesso de carreira


Agência de fomento:
Cnpq e Capes