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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 449-2

Oral (Tema Livre)


449-2

ESCALAS WECHESLER PARA AVALIAÇÃO DE INTELIGENCIA: Criação, Evolução e Validação no Brasil.

Autores:
DE, A.M.1, SILVEIRA, J. Z. M1
1 UNIGRAN - Faculdade Unigran Capital

Resumo:
Resumo Geral

O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre avaliação de inteligência na perspectiva de Wechesler, e apresentar as características dos instrumentos que levam seu nome, estas Escalas são consideradas mundialmente padrão ouro de qualidade e eficácia para sua finalidade. O principal objetivo foi reunir informações do instrumento que temos disponíveis em um só artigo visto que não são encontradas publicações desta forma, com intuito de ampliar e estimular os estudos e pesquisas com as escalas, os estudos dos instrumentos. Foi utilizado o modelo exploratório, de pesquisa documental e bibliográfica. Para tanto, foram utilizados livros da área de Avaliação Psicológica e de Psicometria, Manuais das Escalas e artigos científicos, manuais onde consta todo processo de evolução das escalas desde sua criação, finalizando com as características das escalas validadas para população brasileira, bem como sua aplicabilidade na avaliação Psicológica e um apontamento de possibilidades de pesquisas relacionadas à inteligência e o instrumento com possibilidades de validações em diferentes populações e versões das escala. Para população brasileira, WAIS III, WASI, WISC III e WISC IV. Embora criticada por profissionais mais tradicionais, não se encontram produções que reforcem algum aspecto negativo das escalas, o que também contribuiria para melhoria dos processos, o que se vê é que abrangência global de diversas teorias na construção, análise e elaboração dos resultados das Escalas Wechesler, são o que as tornam mais ricas e eficazes nos seus resultados sendo considerado um teste padrão ouro mundialmente. Por fim, é destacado que, embora os testes psicológicos possam auxiliar nas diretrizes de um processo de pesquisa e diagnostico psicológico e neuropsicológico, porém, eles não podem substituir as competências técnicas do profissional que os utiliza, bem como a compreensão da demanda contextualizada nos processos históricos e culturais no qual está inserido além do estimulo da pesquisa continua na área e do instrumento.

Palavras-chave:
 Inteligência, Escalas Wechesler, Avaliação de Inteligência