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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 449-3

Oral (Tema Livre)


449-3

Avaliação Psicológica com uma portadoa de Síndrome de Turner: Uma experiência Clínica.

Autores:
DE, A.M.1, SILVEIRA, J. Z. M1
1 UNIGRAN - Faculdade Unigran Capital

Resumo:
Resumo Geral

O presente trabalho é a descrição de uma avaliação psicológica realizada na clinica escola, de uma paciente de 07 anos portadora da síndrome de Turner, com queixa de dificuldade de aprendizagem e baixo rendimento escolar, suspeitava-se de deficiência intelectual ou TDAH. O objetivo é descrever como foi conduzida a avaliação para identificar se a queixa tratava-se de sintomas da síndrome ou comorbidade. Foram realizadas entrevistas com os responsáveis, leitura dos exames trazidos, com a avaliada entrevistas, atividades lúdicas, jogos, histórias e avaliação com instrumentos, sendo eles: a Escala de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade-Versão para Professores, WISC IV, Figuras Complexas de X, BPA, ETPC, Pirâmides Coloridas de PFister e CAT-A. Conforme os resultados dos testes foram percebidos que a inteligência estava dentro da média esperada na WISC IV, aspectos como memoria imediata e percepção viso espaciais estão classificados como médio inferior, tal aspecto deve ser observado diferencialmente devido a mesma também possui estrabismo, Na BPA apontou em todas as dimensões classificação inferior, na ETPC as dimensões como psicotismo, extroversão, sociabilidade, se apresentaram na média, a dimensão neuroticismo apresentou acima da media, na Escala de TDAH não alcançou scores para enquadrar no transtorno, foram comparados os Scores do WISC e do Rey obtidos com o apresentado em um relatório de avaliação neuropsicológica realizado dois anos antes, o que verificou-se uma melhora significativa nas capacidades intelectuais. Apontou abaixo da média somente nos processos atencionais, que conforme a literatura pode ser uma comorbidade da Síndrome de Turner. Considerando o score de neuroticismo alcançado no ETPC associado aos resultados do PFISTER e CAT-A, verificou-se o quanto os aspectos emocionais estavam gerando sofrimento a paciente. Foi ressaltada a importância da psicoterapia no auxílio para um bom prognóstico, e a importância de nomear sentimentos e emoções, além da contínua estimulação cognitiva, suporte escolar e acompanhamento médico. Conclui-se que como não se tem instrumentos específicos para Avaliação de portadores de Turner, estudar, pesquisar, associar com produções e manuais sobre o transtorno é fundamental para um diagnóstico assertivo.

Palavras-chave:
 Avaliação Psicológica, Sindrome de Turner, Instrumentos de Avaliação