Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 450-2

Poster (Painel)


450-2

Estilos de Aprendizagem e Condições de Estudo no Curso de Psicologia

Autores:
HUSS, Eduardo Y.1, OLIVEIRA, Katya C. de1, INÁCIO, Amanda L. M.1, TRASSI, Angélica P.1, BELUCE, Andrea C.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

Os estilos de aprendizagem se referem ao modo preferencial do aluno para realizar suas atividades acadêmicas. Desse modo, as condições de estudo se relacionam com essa preferência. Na literatura científica nacional são escassos os estudos sobre os estilos de aprendizagem. Assim sendo, este estudo objetivou analisar os estilos de aprendizagem e as condições de estudo de estudantes de psicologia de duas universidades do estado do Paraná, totalizando 150 participantes. Inicialmente foi construído um questionário com base na literatura científica sobre o assunto, esse questionário passou por análise de conteúdo, sendo enviado para três juízes (doutores com conhecimento no assunto). Os itens do instrumento foram considerados adequados com concordância de 80% entre eles. Após essa etapa o instrumento foi aplicado coletivamente visando identificar os estilos de aprendizagem e as condições de estudo dos estudantes participantes. O instrumento levanta os estilos de aprendizagem e as condições de estudo de universitários, apresentava 40 questões, as alternativas de respostas estavam dispostas em escala likert de 3 pontos (sempre, às vezes e nunca), sempre apresentando uma categoria aberta de resposta. Também é importante informar que 13 questões apresentavam categorias de respostas para que o estudante escolhesse a categoria que mais lhe representava. De um modo geral, os resultados evidenciaram que os estudantes dormem tarde e na sala de aula sentem-se cansados e sonolentos. Outro dado observado foi que a atividade em grupo foi escolhida com maior frequência entre os estudantes, especialmente em situações de avaliação da aprendizagem. Fora do ambiente universitário o estudo ocorre simultaneamente com outras atividades concorrentes como assistir televisão ou consultar as redes sociais. Dessa forma, identificou-se que o ambiente de estudo não está estruturado de forma a favorecer a atividade de leitura e estudo. O instrumento está passando por estudo que afere sua estrutura interna, portanto, novas pesquisas estão em andamento.

Palavras-chave:
 Estilos de Aprendizagem, Condições de Estudos, Ambiente Universitário, Validação de Instrumento


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Londrina