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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 452-1

Oral (Tema Livre)


452-1

Estilos intelectuais, raciocínio verbal e estratégias de aprendizagem no ensino fundamental

Autores:
POLVANI, A.1, Oliveira, K.L.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

Os estilos intelectuais são definidos como a forma por meio da qual uma pessoa prefere utilizar seu raciocínio para resolver problemas, tomar decisões e processar uma informação. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi investigar a relação entre os estilos intelectuais e as varáveis de inteligência e estratégias de aprendizagem. Participaram da pesquisa 470 alunos do 2º ao 9º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas, da região norte do Paraná. Os participantes foram solicitados a responder os seguintes instrumentos: Inventário de Estilos de Pensamento – Revisado II (adaptado para a população brasileira) e Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF), de forma coletiva. Da amostra total foram selecionados 45 alunos, sendo cinco de cada ano escolar, que responderam as provas verbais da Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI). Os dados foram organizados em planilha e submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontaram que a amostra apresentou médias de pontuação maiores no estilo legislativo e no monárquico. No que tange a diferença entre os anos escolares, de forma geral, foi verificada a existência de diferenças estatisticamente significativas entre alunos do 2º ao 6º em relação aos alunos do 7º ao 9º anos. Por fim, foram obtidas correlações estatisticamente significativas, porém negativas entre QI verbal e o estilo conservador. Relações estatísticas e positivas foram alcançadas entre os estilos intelectuais e a EAVAP-EF. Os dados apontaram a necessidade de dar-se continuidade às pesquisas com estilos intelectuais no Brasil, haja vista que elas ainda são escassas.

Palavras-chave:
 Estilos intelectuais, Inteligência, Estratégias de Aprendizagem, Ensino Fundamental