Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 452-2

Oral (Tema Livre)


452-2

Estratégias de Aprendizagem, raciocínio verbal e compreensão de leitura no Ensino Fundamental

Autores:
POLVANI, A.1, Oliveira, K.L.1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina

Resumo:
Resumo Geral

As estratégias de aprendizagem são procedimentos que visam facilitar a aquisição, o armazenamento e a utilização de informação, nesse sentido, elas fortalecem o processo de aprender. Assim, os objetivos deste trabalho são: levantar as estratégias de aprendizagem, o raciocínio verbal e a compreensão de leitura em estudantes do ensino fundamental e investigar as possíveis relações entre essas variáveis. A amostra foi composta por 470 alunos, estudantes do 2º ao 9º anos do ensino fundamental, da rede pública de uma cidade do Paraná. Os participantes responderam os seguintes instrumentos de forma coletiva: Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Teste Cloze. Também foram selecionados 5 alunos de cada ano escolar para responderam as provas verbais da Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI). Os dados foram organizados em planilha e submetidos à análise estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicaram que na EAVAP-EF, os alunos tiveram maior pontuação nas subescalas Ausência de Estratégias Metacognitivas Disfuncionais e Estratégias Metacognitivas. No teste Cloze, identificou-se nível de compreensão de leitura independente e na WASI, a amostra obteve um QI (quociente intelectual) verbal dentro da média. No que tange a diferença entre os anos escolares, foi verificada que na EAVAP-EF, alunos do 3º ano utilizam mais estratégias cognitivas e que alunos do 9º ano fazem mais uso de estratégias metacognitivas. No teste Cloze, estudantes do 2º ao 4º anos possuem menor nível de compreensão de leitura do que os anos seguintes e para o QI verbal, foram encontradas diferenças entre 5º e 7º anos. Por fim, foram obtidas correlações estatísticas e positivas entre as estratégias metacognitivas, o teste Cloze e o QI Verbal.

Palavras-chave:
 Estratégias de aprendizagem, raciocínio verbal, compreensão de leitura