Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 454-1

Oral (Tema Livre)


454-1

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO CONTEXTO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
CARVALHO, L.S.1, SANTANA, C.C.1
1 FAT - Faculdade Anísio Teixeira

Resumo:
Resumo Geral

INTRODUÇÃO: A Orientação Profissional (OP) se constitui como um caminho pelo qual o indivíduo é direcionado a solucionar dúvidas, proporcionando um momento de poder avaliar sua identidade profissional e possibilitar autoconhecimento (PINHO, 2014). Com o auxílio da Avaliação Psicológica, possibilita aos profissionais orientadores a idoneidade de se ter resultados consistentes e fidedignos (PASQUALI, 2006). OBJETIVO: relatar a experiência de estagiários da disciplina de Estágio Básico I em OP, de um curso de Psicologia da cidade de Feira de Santana-BA que buscou proporcionar aos indivíduo a capacidade de poder refletir sobre suas escolhas profissionais, além de conjugar os dados trazidos nas atividades grupais com os resultados dos testes aplicados. MÉTODO: Utilizou-se os seguintes instrumentos psicológicos: EMEP, busca identificar o nível de maturidade profissional; o AIP, busca levantar os interesses profissionais do indivíduo; o QUATI para avaliar a personalidade; e o G-36, mede o nível do fator geral de inteligência. O processo foi realizado com 25 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública, de ambos os sexos, com idades entre 16 a 21 anos. RESULTADOS: com a aplicação do QUATI foi possível ver como o tipo de personalidade interfere na execução das atividades com maior predominância do tipo extrovertido; com a EMEP, a maturidade geral foi classificada na média, porém com a dimensão de autoconhecimento abaixo da média; G-36, maior prevalecia nos dois turnos com media médio-superior; e com o AIP, maiores tendências relacionados aos campos que envolvam cálculos e uma porcentagem baixa pautada nos campos relacionados às ciências humanas. CONCLUSÃO: A avaliação psicológica possui a sua importância no auxílio da OP, ao apresentar o perfil dos estudantes acerca dos dados que são imprescindíveis a esse processo, reafirmando a necessidade da mesma está atrelada à OP para que os resultados do processo sejam positivos.

Palavras-chave:
 Orientação Profissional, Avaliação Psicológica , Dinâmica de Grupo , Experiência, Escolha Profissional