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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 454-2

Poster (Painel)


454-2

CONSTRUÇÃO DE UMA ESCALA DE ASSERTIVIDADE PARA ESCOLHAS PROFISSIONAIS

Autores:
CARVALHO, L.S.1, SANTANA, C.C.1, DOS SANTOS, I.P.1
1 FAT - Faculdade Anísio Teixeira

Resumo:
Resumo Geral

INTRODUÇÃO: A Orientação Profissional (OP) se estabelece como uma estratégia que proporciona ao orientando a capacidade de refletir sobre os seus interesses e aptidões pessoais (AGUIAR, 2006); de discernir os diversos influenciadores da escolha profissional: sejam familiares, valores pessoais, pressão social e/ou situação econômica (PINHO, 2014); e as expectativas do individuo para o mercado de trabalho (SPARTA, 2003). Sabendo que a escolha profissional se constitui como um mecanismo importante para a abertura da consciência e o conhecimento mais profundo sobre o novo cenário que ira se apresentar (LEVENFUS & SOARES, 2002).OBJETIVO: o objetivo da escala é avaliar os parâmetros que norteiam a escolha profissional. MÉTODO: a escala foi criada nos seguintes critérios: pesquisa de artigos eletrônicos encontrados nas bases de dados no SCIELO e PEPSIC, além de textos bibliográficos que abordam o contexto da escolha profissional; após a pesquisa, foram definidas as dimensões que formariam a base da escala; Fundamentado nas dimensões foram criados os itens atitudinais para julgamento, seguindo o modelo da Escala Likert; julgamento dos itens entre juízes, a fim de escolher àqueles que iriam compor a escala. A aplicação foi feita com 20 alunos (70% mulheres e 30% homens) do 3º ano do Ensino Médio de um colégio Público da cidade de Feira de Santana-Ba. RESULTADOS: Os resultados da escala foram: com maiores pontuações, as dimensões de Pressões Sociais (M=21,6 e DP=2,42) e Influências Familiares (M=24,25 e DP=2,72) são os principais influenciadores dessa amostra populacional para a assertividade na escola profissional em ambos os sexos. Os que menos influenciam na escolha profissional são as dimensões de Valores (M=18 e DP=3,87) e a Perspectiva de Futuro (M=13,15 e DP=2,76). CONCLUSÃO: a escala traz respostas de consistência que auxilia a análise da amostra, para que possamos conhecer os principais influenciadores dos alunos na assertividade para a escolha profissional.

Palavras-chave:
 Orientação Profissional, Psicometria, Escala , Avaliação psicológica , Escolha Profissional