Imprimir Resumo


8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 456-1

Mesa-Redonda


456-1

Avaliação do potencial de crianças e jovens no olhar da psicologia positiva e da criatividade

Autores:
TATIANA DE CASSIA NAKANO, Solange Muglia Wechsler,1
1 PUC-CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2 USF - Universidade São Francisco

Resumo:
Resumo Geral da Mesa

A mesa tem como objetivo, apresentar pesquisas que vem sendo conduzidas dentro da área da Psicologia Positiva e criatividade, junto à população de crianças e jovens. Enfocará a temática da criatividade e inteligência, forças de caráter e altas habilidades/superdotação.

Resumo Apresentador 1

Avaliação integrada da inteligência e criatividade de crianças e adultos: Estudos com novas baterias (Solange Muglia Wechsler) O funcionamento intelectual é complexo e depende de várias habilidades como tem sido demonstrado nas teorias mais atuais sobre inteligência. Entretanto, nota-se a ausência da criatividade na avaliação cognitiva. Considerando a necessidade de uma avaliação integrada, pela qual as diferentes dimensões da inteligência possam ser avaliadas juntamente com as da criatividade, o propósito de nossos estudos tem sido no sentido de construir baterias de testes psicológicos que possam propiciar esta avaliação de modo válido. Neste sentido foi construída a Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa- BAICA (adulto) e BAICI (infantil). As seguintes habilidades são avaliadas nestas duas baterias: compreensão verbal, pensamento lógico, habilidade viso-espacial, memória, rapidez, pensamento criativo. A investigação da validade destas baterias tem sido feita por meio da convergência com testes que medem áreas similares, considerando que não existem baterias que avaliem todas as dimensões da BAICA ou BAICI. Em amostras de adolescentes e adultos, de diferentes regiões, as correlações obtidas da BAICA com o BPR-5, com o teste de Memória Visual de Rostos, com o TEAD-TEALT e com o teste de Pensamento Criativo Figural e Verbal de Torrance foram todas significativas (p & #8804;0,05), indicando evidências de validade com os construtos avaliados. Com amostras de crianças também de diferentes locais, os estudos iniciais da BAICI foram feitos comparando suas áreas com o WISC-III, teste TNVR-I, DFH-III, Teste Pictórico de Memória e avaliação de professores, tendo também demonstrado resultados significativos (p & #8804;0,05), demonstrando sua validade por critério externo. Ainda torna-se necessário a diminuição de itens destas baterias, o que está sendo realizado pela TRI. Conclui-se que é possível avaliar de forma integrada a inteligência e a criatividade, proporcionando assim um diagnóstico mais completo de potencial humano.

Resumo Apresentador 2

Forças de caráter em jovens: relações com suporte social (Ana Paula Porto Noronha) O movimento da psicologia positiva vem recebendo destaque nas últimas duas décadas na literatura internacional e, mais recentemente, na nacional, em razão de sua relevância para o desenvolvimento de pesquisas que visem o bem-estar subjetivos dos indivíduos. Ela é definida como o estudo das emoções, das características individuais e das instituições positivas, visando a prevenção e a promoção da saúde mental. Dentre os construtos que são investigados, recebem destaque as forças de caráter. Elas se referem à capacidade pré-existente para uma forma particular de comportamento, pensamento ou sentimento, que se apresente de maneira autêntica para o indivíduo e que lhe permita um funcionamento próximo de seu ideal. As forças se apresentam inter-relacionadas e influenciam-se mutuamente, podendo ser expressas em contextos específicos e aprimoradas pela cultura. Além disso, as forças de caráter são agentes de construção para as várias realizações para uma vida saudável e satisfatória. O presente trabalho teve como objetivo analisar as forças de caráter entre jovens brasileiros. Foram feitas comparações entre sexos e outras variáveis relevantes, bem como foram realizadas comparações entre diferentes faixas etárias. As associações entre forças de caráter e construtos relacionados são apresentadas, com o intuito de fomentar novas investigações e, especialmente, a promoção de intervenções em contextos nos quais os jovens se apresentam.

Resumo Apresentador 3

Competências socioemocionais na infância e adolescência: relevância e aplicações (Tatiana de Cassia Nakano) As competências socioemocionais, nomeadas de competências para o século XXI, têm sido, cada vez mais, destacadas na literatura científica internacional, dada sua contribuição para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, para a promoção do sucesso escolar, prevenção de problemas de aprendizagem e insucesso acadêmico. Seu desenvolvimento mostra-se fundamental dada a possibilidade da relação entre desenvolvimento socioemocional, aprendizagem e formação de pessoas em sua integralidade. Definidas como um conjunto de comportamentos e sentimentos individuais que atendem a um padrão de funcionamento, fazendo com que os indivíduos se comportem de determinada maneira em diversos contextos, com o intuito de atingir metas e/ou administrar sentimentos, tal temática tem, mais recentemente, obtido destaque no campo da educação, políticas públicas e psicologia, haja vista uma série de resultados positivos apontados em pesquisas internacionais, cujo interesse volta-se à possibilidade de sua aplicação e avaliação em larga escala. Considerando-se o reconhecimento crescente da importância de uma educação mais plena e mais abrangente, que envolva o ser humano em sua integralidade, e a constatação de que a maior parte dos instrumentos utilizados na avaliação escolar e dos sistemas educacionais voltam-se somente à investigação do aspecto cognitivo, medido por meio de testes de desempenho, as competências socioemocionais, serão abordadas, enfocando suas aplicações e possibilidade de uso enquanto complemento às tradicionais medidas cognitivas utilizadas nas avaliações educacionais.

Resumo Apresentador 4



Palavras-chave:
 inteligência, criatividade, forças de caráter, competências socioemocionais


Agência de fomento:
CNPq