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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 460-1

Poster (Painel)


460-1

EXPERIÊNCIA NA MONITORIA EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores:
ORNELLAS, D.1, Sueli T. Bobato2, Jamir João Sardá2
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 2 UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

Resumo:
Resumo Geral

Os programas de monitoria estão previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e se constituem como uma ferramenta para o incentivo à docência, bem como ao fortalecimento da formação profissional dos acadêmicos monitores. No entanto, estudos acerca das contribuições destes programas na formação profissional dos alunos monitores ainda são escassas no Brasil. O presente trabalho constitui-se como um relato de experiência, cujo objetivo é apresentar a percepção acerca das contribuições da experiência em Monitoria no Laboratório de Avaliação Psicológica (LAP) para a formação acadêmica da aluna monitora. A presente experiência de monitoria foi realizada no ano de 2014, no Laboratório de Avaliação Psicológica de uma universidade localizada no Litoral de Santa Catarina, sob a orientação de dois professores que atuam com Avaliação Psicológica. Como competências do aluno monitor destacam-se: acompanhar as atividades das disciplinas de Avaliação Psicológica do Curso de Graduação em Psicologia; orientar os alunos com esclarecimentos acerca da utilização dos Instrumentos de Avaliação Psicológica disponibilizados pelo LAP; e oferecer subsídios aos profissionais da Psicologia que atuam nos serviços de saúde da presente universidade. As principais contribuições na formação profissional da monitora foram o aprimoramento e consolidação dos conhecimentos técnico-científicos e éticos em avaliação psicológica, além do desenvolvimento de habilidades e competências facilitadoras do fazer docente tais como Comunicação, Assertividade e Pró-Atividade. Evidenciou-se que o Programa de Monitoria possui alto impacto nas escolhas profissionais do monitor, viabilizando a inserção em um campo da Psicologia de suma relevância na formação profissional. No entanto, os resultados são restritos à respectiva experiência. Sugere-se assim, o desenvolvimento de pesquisas sistemáticas para a investigação das contribuições dos Programas de Monitoria, assim como o desenvolvimento de protocolos ou instrumentos padronizados que visem mensurar o impacto destes programas na Formação Acadêmica e Profissional dos Monitores.

Palavras-chave:
 Formação Profissional, Monitoria, Avaliação Psicológica, Relato de Experiência