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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 460-2

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460-2

REVISÃO DE INSTRUMENTOS PARA MENSURAÇÃO DA AUTOEFICÁCIA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO E DE CARREIRA

Autores:
ORNELLAS, D.1, Tiago Fernandes de Oliveira1, Marucia P. Bardagi1, Roberto Cruz1, Milena Fiorini1, Carlos Alexandre Campos1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

Autoeficácia é um conceito cunhado por Bandura (1977) que diz respeito às crenças pessoais sobre as próprias capacidades de conseguir realizar cursos de ação para atingir determinados objetivos. É um tema recorrente na literatura internacional em diversas áreas - educação, saúde, esporte -, em razão do seu poder preditivo. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico acerca dos instrumentos disponíveis para a mensuração da autoeficácia em diversos domínios correspondentes ao contexto de carreira e universitário. Para realização da busca foram utilizadas três bases de dados: Web of Science, Periódicos da Capes e BVS Psicologia Brasil, utilizando-se as seguintes palavras-chave “Autoeficácia”, “escala”, e “universitários” ou “graduandos”; e em inglês “Self-efficacy”, “scale”, “university”, “university students”, “college”. Inicialmente, foram encontrados 292 artigos, e após a leitura dos resumos, considerando os objetivos desta revisão, foram consideradas para análise treze publicações referentes a nove instrumentos. Estes treze trabalhos apresentam resultados de construção, validação e precisão de instrumentos que avaliam Autoeficácia para a Formação Superior, Autoeficácia em condutas acadêmicas, Autoeficácia para solução de problemas acadêmicos e comunicação científica, Autoeficácia no âmbito sócio cultural acadêmico, Autoeficácia para Decisão de Carreira e Autoeficácia para a disciplina de Química. Dentre as nove escalas, duas estão disponíveis para população universitária brasileira. Os dados psicométricos de todos os instrumentos demonstraram índices de validade e precisão satisfatórios. Tratam-se de instrumentos de que avaliam domínios específicos da autoeficácia, o que é coerente com os pressupostos de Bandura (1982). Segundo a teoria do autor essas crenças podem variar segundo domínios específicos da vida do sujeito, e, portanto para mensuração deste fenômeno, quanto mais específico for o domínio investigado mais precisa será a avaliação. Esta revisão contribui para elucidação de novas possibilidades de pesquisas, principalmente no desenvolvimento de instrumentos para mensuração da autoeficácia em domínios específicos no contexto universitário e de carreira.

Palavras-chave:
 Autoeficácia, Escalas, Revisão