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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 461-1

Poster (Painel)


461-1

REVISÃO DE INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE TRANSTORNOS DE ANSIEDADE EM CRIANÇAS.

Autores:
KATIA1, Lopes Fernandes Maria Regina1, Abre Pacheco Débora1
1 NÚCLEO - Núcleo Médico Psicológico

Resumo:
Resumo Geral

A avaliação psicológica é entendida como processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da intersecção do indivíduo/sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. A ansiedade é uma resposta fisiológica do organismo a algum estímulo considerado ameaçador, pois bem é uma reação automática necessária e imediata ao perigo. A ansiedade tem sua expressão em quatro dimensões bem definidas: emoções, comportamento, pensamento e o corpo. A ansiedade patológica se diferencia pela intensidade e freqüência, caracteriza-se por um sentimento desagradável de apreensão negativa em relação ao futuro. Crianças clinicamente ansiosas precisam ser diagnosticadas cedo e encaminhadas para o tratamento adequado. O método empregado foi de revisão de literatura realizando uma seleção, leitura, interpretação acerca dos instrumentos disponíveis no Brasil para avaliação de transtornos de ansiedade em crianças. Objetivo: Investigar e listar os principais instrumentos que contribuem para a avaliação psicológica de transtornos de ansiedade em crianças a partir de achados na literatura, visto que, é importante que os profissionais este¬jam cientes dos instrumentos dispo¬níveis. Resultados: A partir das leituras e da busca de artigos sobre os assuntos verificou-se escalas que na maioria provem de diferentes países, traduzidas e adaptadas no Brasil como, por exemplo, Sprence Children`s Anxiety Scale (SCAS) entre outros citadas no trabalho. Conclusão: Constatamos a importância de mais estudos no pais de instrumentos específicos, visto que as pesquisas de um modo geral, refletem na maioria traduções ou adaptações feitas. Cabe ao profissional avaliar a qualidade psicrométrica dos instrumentos, quanto a sua validade e fidedignidade das normas, já que o processo de avaliação exige instrumentos adequados para a avaliação da ansiedade que auxiliam clínicos e pesquisadores a realizarem melhores processos de triagem e diagnóstico.

Palavras-chave:
 Revisão de Instrumentos, Transtornos de Ansiedade, Criança