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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 474-1

Oral (Tema Livre)


474-1

A GENTILEZA NA PSICOLOGIA POSITIVA E A EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Autores:
SOUZA, C. de.1, PEREIRA, S. de C.1, SILVEIRA,J.Z.M.1, MONTEIRO, I.L.1
1 UNIGRANCAPITAL - Faculdade Unigran Capital, 2 UNIGRANCAPITAL - Faculdade Unigran Capital

Resumo:
Resumo Geral

Introdução: O trânsito é um fenômeno social como já defendia Rozestraten (1986). Sendo assim, tornam-se necessários os investimentos de várias áreas do conhecimento para favorecer a resolução dos conflitos dentro desse contexto e a Psicologia pode oferecer contribuições para tentar possibilitar um bem-estar individual e coletivo. Objetivos: Compreender as contribuições da Psicologia Positiva, em especial, a gentileza na educação para o Trânsito. Método: Trata-se de um estudo exploratório a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com análise de pesquisas e conceitos da área da Psicologia Positiva e Psicologia do Trânsito. Resultados: Por meio dos princípios da gentileza pode-se compreender o comportamento humano no trânsito, estratégias e benefícios desta na educação para o trânsito como forma de educar e produzir possíveis mudanças cognitivas, físicas, emocionais, educacionais, morais e sociais nesse âmbito. A gentileza é definida como algo que pode ser apreendido e desenvolvido pelo indivíduo na sua particularidade e em seu meio social que envolve duas ou mais pessoas, sendo de forma espontânea e como algo que encorajaria pessoas a terem um bom convívio com os outros nesse ambiente. Portanto, se a gentileza está relacionada às emoções positivas, na educação para o trânsito pode contribuir para motivar o indivíduo a transformar o seu futuro, modificando os pensamentos e comportamentos para transformar a sua realidade. E ainda, muito importante que pode contribuir para cessar o comportamento ruminativo, condição que influencia grandemente os comportamentos desadaptativos da pessoa, além de possibilitar a ampliação e construção de recursos para mudar a realidade. Conclusão: Conclui-se que a gentileza é um constructo estudado pela Psicologia Positiva e pode ser bastante explorada para trabalhar a educação para o trânsito. Ao considerar que está relacionada às emoções positivas e investir em ações que desenvolvam a gentileza pode estimular a prossociabilidade e melhor enfrentamento das situações estressoras.

Palavras-chave:
 Educação para o trânsito, Gentileza, Psicologia do trânsito, Psicologia Positiva