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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 476-1

Oral (Tema Livre)


476-1

INVENTÁRIO DE AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIAIS PARA PESSOAS NÃO ORALIZADAS: CONSTRUÇÃO DO INSTRUMENTO

Autores:
ELIANE1, Patricia Lorena Quitério1
1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Geral

O aluno com paralisia cerebral que não consegue se comunicar oralmente de forma eficiente pode ser incapaz de expressar seus sentimentos e pensamentos, prejudicando seu desenvolvimento acadêmico e social. Com o objetivo de avaliar as Habilidades Sociais desta população o Sistema Multimídia de Avaliação de Habilidades Sociais (SMHSC) foi adaptado utilizando-se recursos de baixa tecnologia. Construiu-se um Inventário de Avaliação de Habilidades Sociais para Pessoas Não Oralizadas (IHSPNO), composto por vinte itens apresentados em formato de pranchas com imagens que descreviam situações vivenciadas na escola por pessoas com deficiência física, para a qual o sujeito tem três alternativas de escolha: não-habilidosa ativa, não-habilidosa passiva e habilidosa. O inventário pretende avaliar os seguintes conjuntos de habilidades: autocontrole e expressividade emocional; empatia; civilidade; assertividade; fazer amizades; habilidades sociais acadêmicas; solução de problemas interpessoais. Após análise qualitativa dos itens por especialistas, desenvolveu-se um estudo piloto, com quatro alunos de uma escola especial que apresentavam paralisia cerebral não-oralizados, faziam uso sistemático ou não de recursos da comunicação alternativa, sendo três do sexo feminino e um do masculino. Após a avaliação e reelaboração do instrumento, ele foi aplicado em oito alunos que apresentavam paralisia cerebral ou outra deficiência que comprometia sua oralização, faziam uso sistemático de recursos da comunicação alternativa, sendo quatro de cada sexo, e idades entre 9 e 23 anos. O IHSPNO foi aplicado nos alunos e em seus professores tendo os alunos como sujeitos focais. Para testar a validade do instrumento foi aplicado o Teste de Postos com Sinal de Wilcoxon (Ho para p & #8804; 0,02) comparando-se as respostas dos alunos com as das suas professoras, o que revelou resultados estatisticamente significantes. Estudos posteriores com maior número de participantes são necessários a fim de analisar a validade, a precisão e a estrutura fatorial do inventário.

Palavras-chave:
 construção de inventário, Habilidades sociais, pessoas não oralizadas