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8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica
Resumo: 479-1

Poster (Painel)


479-1

INSTRUMENTOS DE MEDIDA SOBRE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE ESTUDOS NACIONAIS

Autores:
FERNANDA1, Luna, I.N.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
Resumo Geral

O ingresso no ensino superior constitui-se em um momento crítico no desenvolvimento de carreira, assim, estudos que busquem compreender essa realidade podem auxiliar na identificação de fatores associados a dificuldades vivenciadas nesse período. O presente trabalho teve o propósito de mapear os instrumentos de medida utilizados em estudos nacionais no campo do desenvolvimento de carreira de estudantes universitários e analisar a descrição das propriedades psicométricas dos instrumentos localizados. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, a partir das fontes Portal de Periódicos da Capes, Bvs - Psicologia Brasil, Banco de Teses & Dissertações da Capes e Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. A amostra final foi constituída por 20 trabalhos. Foram identificados 17 instrumentos, além de quatro estudos de validação de cinco instrumentos, e dois estudos de construção e validação de dois instrumentos. Na análise dos estudos, foi possível observar que a grande maioria descreveu as propriedades psicométricas dos instrumentos utilizados. Ademais, nos textos analisados a maioria dos instrumentos apresentou índices desejáveis ou recomendados. A partir dos materiais analisados, foi possível perceber a variedade e a diversidade de instrumentos psicométricos no campo de estudos do desenvolvimento de carreira de estudantes universitários. Tais instrumentos abrangem predominantemente construtos relacionados a experiências universitárias, comportamento exploratório, maturidade e adaptabilidade de carreira, preocupação e envolvimento com tarefas de carreira, indicadores de desenvolvimento de carreira, valores de trabalho, crenças de autoeficácia e transições de carreira. Verificou-se a necessidade de ampliação de estudos na área, bem como do desenvolvimento e adaptação de instrumentos que facilitem a compreensão dos fenômenos que perpassam o desenvolvimento de carreira de estudantes universitários, o que poderá fornecer subsídios à compreensão do tema e contribuir com intervenções na área do aconselhamento psicológico e da orientação de carreira.

Palavras-chave:
 desenvolvimento de carreira, universitários, instrumentos de medida